Matizes realiza 10ª Semana do Orgulho de Ser em setembro

orgulho de ser semana Piauí setembro


 Com o tema “Paz sem voz não é paz, é medo”, a 10ª Semana do Orgulho de Ser, promovida pelo Grupo Matizes, acontecerá entre os dias 10 e 17 de setembro. O tema do evento remete aos recentes atos de violência contra população LGBT, a exemplo do caso da travesti Makelly Castro, encontrada morta no Distrito Industrial de Teresina, na manhã do dia 18 de julho.

Carmem Ribeiro, coordenadora do Matizes, explica que a programação do evento será fechada nos próximos dias. “Teremos palestras debatendo assuntos extremamente importantes, em vários pontos da cidade, como na Universidade Estadual do Piauí, que só irão acrescentar coisas boas a quem assistir”, destaca.

A Semana conta com diversas atividades em defesa dos Direitos Humanos e incentiva discussões para a criação de políticas públicas em defesa das minorias sociais. Palestrantes nacionais irão debater os temas e realizar oficinas. "É o maior evento LGBT do Estado, serve para reafirmarmos nossos direitos", afirma Carmem Ribeiro.

Programação prévia da 10ª Semana do Orgulho de Ser:

10 de setembro
9h30 – Mesa-redonda: GRAFFITI – “diálogo estampado de cores”
Palestrantes: Profa. Msc. Janaína Parentes Fortes Costa Ferreira (UESPI)
Mediadora: Profa. Msc. Samária Andrade – UESPI – Auditório do Palácio Pirajá - UESPI

19h – Show de abertura da 10ª Semana do Orgulho de Ser – Local: Espaço Cultural Osório Jr (Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC)

10 a 12 de setembro
I Mostra de Fotogragias Movimentos Sociais e Assentamentos – Jardim Externo do Palácio Pirajá - UESPI

Mostra de Filmes – Local: Sala Torquato Neto (FUNDAC)

11 de setembro
Seminário: Segurança Pública sem homofobia – Mário de Carvalho Leony (Delegado de Polícia Civil de Sergipe, membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT) - (em parceria com a Secretaria de Justiça do Piauí)

9 às 12h - Mesa Coordenada: SAÚDE INTEGRAL DE MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS - Profa. Dra. Andréa Cronemberger Rufino - UESPI

Prevenção de DSTs/AIDS E Câncer de Colo Uterino no Sexo Entre Mulheres - Sergia Parícia Braga Oliveira - Presidente da Sociedade Piauiense de Citopatologia. Mediadora: Profa. Dra. Edileusa Maria Lucena Sampaio. - UESPI - Auditório do Palácio Pirajá - UESPI

Palestra: transexualidade, desconstrução de corpos e gêneros – João W. Nery (RJ)

Lançamento do livro Viagem Solitária - Memórias de um transexual 30 anos depois, de João W. Nery

Palestra
Bissexualidade e Bifobia: hora de sair do muro – Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG)

12 de setembro
I Colóquio Sobre Saúde, Sexualidade e Diversidade Sexual - Uninovafapi

07h40 às 8h - Abertura

8h às 8h40 - Apresentação da pesquisa sobre Saúde Sexual de Mulheres Lésbicas e Bissexuais no Brasil (Profª Drª Andrea Rufino - UESPI)

8h40 as 9h40 - MESA DE DEBATE "Saúde, Sexualidade e Diversidade Sexual"

Palestrantes: Profº Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior – UFPI
Profª Dra. Andréa Rufino – UESPI
Profª Doutoranda Adélia Dalva da Silva Oliveira – UNINOVAFAPI
Profª Mestre Maria da Consolação Pitanga de Sousa – UNINOVAFAPI
Representante do Matizes

9h40 às 10h10 - Debate
10h10 às 12h - Apresentação de vídeo sobre o tema

9h às 11h - Debate: Defesa e proteção dos animais: o que eu tenho a ver com isso?

Local: Auditório do Palácio Pirajá - UESPI

11h - Performance Teatral - Grupo de Teatro da UESPI
Local: Jardim Externo do Palácio Pirajá - UESPI

Palestra
Estatuto da Diversidade Sexual: direitos para além dos Tribunais – Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG)

13 e 14 de setembro
Feira Cultural da Diversidade – Local: Ponte Estaiada

14 de setembro
Show da Diversidade (com artista nacional)
Local: Ponte Estaiada

15 a 17 de setembro
7ª Semana Universitária do Amor de Iguais – Auditório Noé Mendes (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)

Seminário multidisciplinar – LGBT’s: sujeitos de direitos (em parceria com a Faculdade Santo Agostinho)

Mostra de Filmes – Tela Sociológica (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)

16 de setembro
Realização de teste rápido – Local: Universidade Estadual do Piauí – Campus Clóvis Moura (Parceria com a Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis e UESPI)

Vacinação contra hepatite B – Local: Penitenciária Feminina de Teresina – (Parceria com a Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais)

Oficina: Saúde sexual e reprodutiva de mulheres lésbicas e bissexuais – Facilitadora: Profª Drª Andréa Rufino (Universidade Estadual do Piauí)

Palestra: Mídia, Direitos Humanos e a invisibilidade social – Márcia de Almeida (Jornalista, editora do Site "Em dia com a cidadania" - RJ)

Seminário de formação – Público alvo: servidores dos CREAS de Teresina (Parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social)

Palestra: Sociedade de silêncio – Márcia de Almeida (Jornalista, editora do Site "Em dia com a cidadania - RJ)

17 de setembro
19h – Show de Encerramento da 10ª Semana do Orgulho de Ser – Show “Divas Trans” (homenagem às artistas trans dos anos 90) - Local: Espaço Cultural Osório Jr. (Parceria com a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC)

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: