Maternidade Wall Ferraz disponibiliza testes rápidos para sífilis

As mães terão acesso ao resultado do exame logo após sua realização


Maternidade Wall Ferraz

Maternidade Wall Ferraz Foto: Divulgação

A partir de hoje (07), a Maternidade Wall Ferraz está disponibilizando um novo serviço para as parturientes de Teresina: a implantação do teste rápido para detecção da sífilis. A partir de agora, as mães terão acesso ao resultado do exame logo após sua realização, o que vai agilizar o processo de alta. “O emprego deste teste nas maternidades tem grande vantagem, principalmente na otimização da utilização do leito, porque evita que a puérpera fique internada esperando apenas o resultado do teste de sífilis”, explica a diretora Mércia Cassandra.
 
Ela explica que antigamente só era disponível o teste laboratorial, em que a coleta de sangue era feita, os tubos eram transportados para o laboratório de referência do município e o só então o resultado era disponibilizado. “Se por algum motivo o resultado demorasse podiam ocorrer situações em que a puérpera estava de alta só aguardando o resultado, já que ela só pode ser liberada se o resultado der negativo”, conta a diretora. Isso porque, caso o resultado dê positivo, a mãe deve iniciar o tratamento contra a doença imediatamente.
 
Inicialmente os testes rápidos estão disponíveis apenas no setor de admissão, mas os planos são para que em breve eles também sejam implantados no setor de internação e na sala de parto. O teste é realizado por um enfermeiro treinado e certificado, que deve ainda realizar um aconselhamento pré e pós teste, além de preencher um termo de consentimento assinado pela usuária.
 
A sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) e o seu sintoma mais comum é um caroço ou ferida indolor no pênis, vagina ou ânus. A doença é transmitida de uma pessoa para outra através de contato direto com ferida/caroço provocada pela doença e que costumam ocorrer nos genitais externos, mas também podem aparecer nos lábios e na boca. A prática, sem proteção, do sexo vaginal, anal e oral transmite sífilis. Existe ainda a possibilidade de transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez, chamada congênita, ou durante o parto.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: