Educação

Material Pedagógico Adaptado vai facilitar o aprendizado de crianças com deficiência

Essa primeira mostra aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, e irá se repetir na próxima terça-feira (29)

Sábado - 26/11/2016 às 09:11



Foto: Ascom Material Pedagógico Adaptado
Material Pedagógico Adaptado

A equipe da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou na manhã desta sexta-feira (25), a I Mostra de Material Pedagógico Adaptado. Essa primeira mostra aconteceu no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, e irá se repetir na próxima terça-feira (29), na II Mostra de Boas Praticas Pedagógica realizada pela Semec.

A produção de materiais realizada pelos técnicos da divisão de educação inclusiva tem como finalidade oferecer serviços e recursos pedagógicos de acessibilidade, que eliminam barreiras para plena participação dos estudantes das Unidades de Ensino Municipal com deficiência e desenvolvimento de sua aprendizagem. Estes recursos asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos.

“O acesso ao conhecimento será promovido através de materiais pedagógicos adaptados (jogos, brinquedos, adaptação de atividades escolares, etc.) realizados através de equipamentos necessários para a sua elaboração”, explica Karina da Silveira, fonoaudióloga da Divisão de Educação inclusiva da Semec.

O material pedagógico adaptado é um recurso da educação especial para a educação inclusiva, mas que também pode ser trabalhado com alunos da educação regular na medida em que possibilita a participação coletiva dos alunos nas atividades pedagógicas.

A socialização destes materiais deverá ser adaptada de acordo com as necessidades de cada aluno da Rede Municipal de Ensino de Teresina. Os técnicos estão apresentando neste primeiro momento o material, para posteriormente realizar oficinas com professores que tenham atendimento de AEE nas escolas ou possuam crianças com algum tipo de deficiência.

“Vale ressaltar que estes materiais favorecem o sistema de significação e representação simbólica proporcionando situações de aprendizagem condizentes com a capacidade do educando”, finaliza Karina da Silveira.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: