Geral

Matadouro e São Joaquim recebem sistema de esgotamento sanitário

Resíduos Esgotamento ETE Evento Teresina

Sexta - 07/08/2015 às 15:08



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
A Prefeitura de Teresina realiza no próximo dia 10, às 19h30, a inauguração do sistema de esgotamento sanitário e da estação elevatória dos bairros São Joaquim e Matadouro. O evento será na rua José Compasso com rua Canindé, sem número, na área do Parque Lagoas do Norte. A obra representa um investimento de R$ 7 milhões na construção da estação elevatória e na implantação de toda a rede coletora de esgotos dos bairros São Joaquim e Matadouroe é parte do Programa Lagoas do Norte.

A estação elevatória colherá todo o esgoto coletado nos 21 km de rede construídos pela Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, e o bombeará até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do bairro Pirajá, onde será feito o tratamento e seu encaminhamento ao destino final.

“A estação elevatória é responsável pelo bombeamento dos resíduos da rede construída nos bairros Matadouro e São Joaquim, beneficiando mais de 16 mil habitantes. A melhoria no esgotamento sanitário representa uma maior qualidade de vida para os moradores da região e é um importante investimento em saúde preventiva para o poder público”, comentou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

O secretário ressaltou que dados da Organização Mundial de Saúde de 2014 apontamque a cada dólar investido em saneamento básico, economizam-se quatro dólares em saúde: “A população vai sentir os benefícios desse investimento num futuro próximo. É uma obra que causa um pequeno transtorno para os moradores, porque implica interromper vias e abri-las, para instalar a tubulação; fica escondida, mas que traz resultados incríveis para a saúde, além de contribuir para melhoria das questões ambientais, porque influencia positivamentena limpeza das lagoas e também do Rio Parnaíba”, destacou Washington Bonfim.

De acordo com o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim, os moradores dos bairros São Joaquim e Matadouro devem aguardar a orientação dos técnicos da Prefeitura de Teresina e da Agespisa para procederem a ligação de suas residências à rede de esgotamento sanitário.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: