Arte e Cultura

Margarete reúne gestores para discutir últimos detalhes do “Ópera da Serra da Capivara”

“Ópera da Serra da Capivara” acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho na Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara

Sábado - 15/07/2017 às 11:07



Foto: Ascom Ópera promove resgate cultural no Parque Nacional da Serra da Capivara
Ópera promove resgate cultural no Parque Nacional da Serra da Capivara

A governadora em exercício Margarete Coelho esteve na tarde desta sexta (14) reunida com gestores de vários órgãos para discutir os últimos detalhes da “Ópera da Serra da Capivara”, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho na Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Sudeste do Piauí. O evento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Raimundo Nonato.

A Ópera da Serra da Capivara é a primeira edição do evento que pretende unir várias expressões artísticas como música, dança, teatro, circo, cinema, luz, cores, no palco majestoso do anfiteatro durante três noites consecutivas. O evento foi idealizado pela jornalista e educadora Sádia Castro, tendo como diretor artístico o arquiteto e cenógrafo curitibano, Felipe Guerra. O evento é direcionado a todos os públicos e tem entrada gratuita até o limite da capacidade do local.

"A Ópera é um projeto corajoso por causa de toda estrutura necessária para o evento acontecer. Convidamos artistas que não ocupam a grande mídia e vamos colocar em dois palcos uma boa música, teatro, dança e circo. Precisamos garantir aos visitantes uma boa sinalização; alertar sobre um cuidado especial com o parque; oferecer segurança; fornecimento de energia entre outras coisas imprescindíveis para que o evento seja realizado com sucesso" afirmou a coordenadora do evento, Sádia Castro.

A governadora em exercício Margarete Coelho reiterou o apoio que o Governo do Estado dará ao evento. “Vamos preparar as duas cidades que estão em torno do parque, São Raimundo Nonato que deve receber o maior número de turistas; e Coronel José Dias, onde fica a Pedra Furada. Estamos fazendo um esforço pra tentar inaugurar alguns quiosques no município de Coronel, recebemos essa missão do governador”, afirmou.

Além disso, Margarete designou à Agespisa e Defesa Civil a garantia do abastecimento de água das cidades no período do evento, além de um reforço do Corpo de Bombeiros e segurança para os visitantes das duas localidades.

Paralela à programação noturna, ocorrerá a Ópera Social, em São Raimundo Nonato, município porta de entrada do Parque, no período da tarde, com a realização de oficinas e apresentação de peças de teatros com espetáculos premiados oferecidos, especialmente, para as crianças e adolescentes da Rede Pública de Ensino.

Estiveram presentes na reunião gestores da Secretaria de Segurança Pública (SSP); Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria de Cultura (Secult); Secretaria de Turismo (Setur); Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Secretaria de Defesa Civil; Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi); Agência de Tecnologia da Informação (ATI); Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), AGESPISA; Corpo de Bombeiros e Eletrobras.

PROGRAMAÇÃO

Julho/2017: NOITE DO BAIXÃO DAS ANDORINHAS - Dia 27

19h - Ato ancestral, O espetáculo

19h50 - A OPERETA DA PEDRA DO REINO DO FUTURO – crianças das escolas municipais de São Raimundo Nonato

20h50 - TRIO QUE CHORA – São Paulo

22h10 - LENINE – Rio de Janeiro

28 julho 2017: NOITE DA TRILHA HOMBU

19h - Ato ancestral, O espetáculo

19h50 - Bossa na Pedra: uma homenagem a João Gilberto – Veikko von Furstenrencht – Suécia/Teresina

20h50 - Quartchêto – Rio Grande do Sul

22h10 - Casuarina – Rio de Janeiro

29 de julho 2017: NOITE DO DESFILADEIRO DA CAPIVARA

19h - Ato Ancestral – O espetáculo

19h50 - Atração local

21h - Chico Terto - Ópera primitiva – Paris/Teresina

22h - Nikolas Krassik – França/Rio de Janeiro

Encerramento: Orquestra sinfônica de Teresina – Cantata Gonzaguiana

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: