Municípios

Margarete Coelho participa da XX Marcha em Defesa dos Municípios

Governadora em exercício participou de plenária com o tema “Convergência para qualificar judicialização”

Quinta - 18/05/2017 às 11:05



Foto: André Oliveira Margarete Coelho
Margarete Coelho

A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou nesta quarta (17) da XX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. Na oportunidade, ela participou da plenária “Convergência para qualificar judicialização”, que teve como foco a responsabilidade dos municípios.

"A judicialização tem duas correntes que se antagonizam. A primeira é aquela corrente da necessidade de se judicializar tendo em vista a inficiência do poder público em atender a todas aquelas promessas feitas pela Constituição no capítulo de Direitos Sociais dos direitos fundamentais”, defende a governadora em exercício.

Para Margarete Coelho, é de fundamental importância que Estados e Municípios lutem pela interiorização dos serviços e falou da relação do Governo do Estado com os municípios piauienses. "Nós estamos desde a saúde até a segurança planejando junto com os gestores e a comunidade das cidades do interior dos 12 territórios", esclarece.

“O governo Wellington Dias tem sido um governo muito preocupado com a interiorização das suas ações. Nós temos como padrão, porque é assim no modelo presidencialista, que haja uma concentração das esferas de poder em torno do poder central. Mas, no nosso governo, nós temos buscado fazer parcerias”, explica Margarete.

A plenária foi presidida pelo vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que contou com a participação do promotor Rodrigo Choeller, que ressaltou aos gestores municipais a necessidade de desenvolver a consciência e compromisso com a realidade. O painel contou também com a participação do presidente da Associação de Prefeitos do Piauí, Gil Carlos.

O Governo do Piauí apoia a mobilização nacional organizada pela CNM. O momento é de diálogo com representantes de todos os órgãos da administração pública. O objetivo do encontro é reunir reivindicações dos municípios e levar a representatividade junto ao Congresso Nacional.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: