Política

Margarete Coelho assume governo até 25 de julho

Wellington Dias viajou ontem (13) em missão oficial ao Canadá
Fonte: CCom/Redação | Editor: Paulo Pincel 14/07/2017 09:15
Transmissão do cargo no Palácio de Karnak Transmissão do cargo no Palácio de KarnakFoto: Francisco Gilásio/PK

A vice-governadora Margarete Coelho assumiu, desde ontem (13) até o dia 25 de julho, o cargo de governadora do Piauí, por conta da viagem do governador Wellington Dias ao Canadá. Dias vai conhecer a gestão do sistema prisional canadense e acertar parcerias para desenvolver projetos de ressocialização no sistema prisional piauiense,

Reconhecido como o oitavo país mais seguro do mundo, o Canadá possui cerca de 15 mil detentos e pouco mais de 50 prisões federais. De acordo com a Statistics Canada, os índices de criminalidade caem ano após ano, registrando queda de 3% entre 2013 e 2014, o que representa o 11º declínio consecutivo. Durante a viagem, Wellington conhece a rotina penitenciária e os programas desenvolvidos para acompanhamento de presos ao longo da permanência no cárcere.

“O Canadá possui uma das melhores experiências em ressocialização de presos do mundo, onde menos pessoas que passaram por um presídio voltam a cometer crime. No Brasil, o panorama é o contrário, nós temos uma reincidência muito grande”, comenta Dias.

Na oportunidade, o governador irá se reunir com representantes do consulado canadense para tratar de parcerias na área da educação que viabilize um intercâmbio colaborativo, por meio do qual, estudantes piauienses da rede pública teriam acesso a aulas de inglês e francês com professores canadenses.

“Nós podermos ter um intercâmbio no qual possamos transmitir para alunos da rede pública de educação, de lá, a língua portuguesa, e por outro lado, piauienses aprenderem o francês e o inglês a partir dessa parceria”, explica o gestor.

A governadora em exercício, Margarete Coelho, dará prosseguimentos às atividades do governo e participará de um encontro sobre segurança pública, em São Paulo, na próxima segunda-feira (17).

“Nós vamos dar continuidade a todas as atividades que o governo já iniciou. Temos reuniões com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo, na próxima segunda-feira (17). Temos também a questão do empréstimo da Caixa Econômica e iremos continuar com todas as tratativas, no sentido de que esse empréstimo saia o mais rápido possível”, pontua Margarete.

Comentários