Margarete Coelho aborda questões de gênero com estudantes de Valença

A vice-governadora participou de evento que busca conscientizar os jovens da importância do empoderamento do corpo e da vida.


Alunos do IFPI de Valença

Alunos do IFPI de Valença Foto: Ascom Vice-Governadoria

A vice-governadora Margarete Coelho palestrou para jovens do Instituto Federal de Educação (IFPI), Campus Valença do Piauí, durante a Semana da Sexualidade, promovida pela instituição de ensino. Rodas de conversas, apresentações de vídeos, oficinas e espaço saúde fazem parte da programação do evento que segue nesta quinta-feira (30).

Com o objetivo de difundir as questões relacionadas ao gênero para evitar qualquer tipo de preconceito, a semana pretende conscientizar os jovens da importância do empoderamento do corpo e da vida.

Em uma conversa dinâmica e desenvolvida com uma linguagem clara e objetiva, Margarete voltou o discurso principalmente para as meninas, exemplificando - com as políticas públicas que o Estado tem desenvolvido em benefício do gênero. “Falar de sexualidade com o jovem nesse momento é imprescindível, pois dentro das políticas públicas que são levadas a efeito hoje, principalmente nessa área, são desenvolvidas no estado. A sexualidade ainda não é discutida de forma sincera, de forma aberta, mas temos papéis muito bem divididos e delineados. A despeito de todo o preconceito, nosso papel é relevante na sociedade; somos cidadãs por inteiro e não pela metade; vamos traçar o nosso destino, mas a violência está na nossa porta. Portanto, respeitem o corpo, as decisões e histórias de cada um de vocês”, destacou Coelho.

Diante da importância do evento, da plateia e aproveitando o espaço acadêmico, a vice-governadora destacou as políticas públicas que vêm obtendo resultados positivos e os aplicativos (APPs) de combate e denúncias de violência contra as mulheres desenvolvidos por órgãos do Estado.

“O Piauí possui duas políticas de amparo aos crimes de violência contra a mulher. Em caso de crimes de pornografia de vingança, temos o aplicativo “Vazow”, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos e ainda possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, e o “Salve Maria”, que ao ser acionado, alerta a polícia para atender a emergência enviando um mapa com a localização exata, permitindo o envio da viatura mais próxima ao local da ocorrência. O App é pioneiro no Brasil em matéria de segurança pública e já está disponível para download em smartphones Android”, explicou Margarete Coelho.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: