Marcos Válerio é transferido para MG

Esquema Mensalão Marcos Valério PT Polícia Federal


Publicitário Marcos Valério

Publicitário Marcos Valério Foto: Agência Brasil

Condenado como operador do esquema do mensalão do PT, Marcos Valério, chegou por volta das 10h no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (28). Valério foi transferido nesta manhã de Brasília para Minas Gerais. Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, atendeu ao pedido da defesa de Valério e autorizou a transferência para Minas.

Depois do aeroporto, Marcos Valério foi levado para a Superitendência da Polícia Federal em Belo Horizonte. Os dois carros do Comando de Operações Especiais (Cope) do Sistema Prisional do estado que buscaram o operador do mensalão em Confins entraram no prédio, no bairro Gutierrez, Região Oeste de Belo Horizonte.

A previsão é que, após deixar a Polícia Federal, ele seja encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Belo Horizonte, para ser submetido a um exame de corpo delito, e depois vá para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana, que é o mesmo que abriga atualmente o ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado por mandar matar a ex-amante Eliza Samudio. O operador do mensalão estava no Complexo Penitenciário da Papuda, nos arredores de Brasília, desde novembro do ano passado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), assim que chegar ao presídio, Valério será submetido aos procedimentos de revista, será informado das regras de segurança e será entrevistado por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos. Na unidade, ele vai usar o uniforme de calça e blusa vermelha, além de chinelo de dedo.

Depois destes procedimentos, Valério ficará recluso em uma cela individual de seis metros quadrados, com uma cama de alvenaria, um colchão, vaso sanitário, pia com torneira e chuveiro.

Segundo a Seds, ele vai ficar no mesmo pavilhão onde estão presos outros dois condenados no mensalão do PT, os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado e Vinícius Samarane. A secretaria disse que o goleiro Bruno está em um pavilhão diferente.

Como procedimento normal para todos os detentos, Marcos Valério só poderá receber visitas em dez dias a partir de hoje. Para visitas íntimas, também será adotado o padrão, com o cadastro da visitante.

Distrito Federal

Escoltado por policiais federais, mas sem algemas, o operador do mensalão chegou ao aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, por volta das 7h desta quarta. Após pegar suas bagagens, ele ficou na sala da Polícia Federal, no terminal, até o embarque.

Marcos Valério, que cumprirá pena de mais de 37 anos, 5 meses e 6 dias de prisão, pediu transferência para o presídio Nelson Hungria. No começo de janeiro, a Procuradoria Geral da República (PGR) deu parecer favorável à transferência.

A Vara de Execuções Penais de Contagem, porém, desaconselhou a transferência na ocasião por conta de um suposto plano de extorsão que existiria no presídio.

No despacho no qual avalizou a ida de Valério para Minas, Joaquim Barbosa lembrou que consultou a defesa do condenado sobre se, mesmo diante do alerta, ele queria ser transferido. Os advogados informaram ao Supremo que seu cliente queria ficar próximo da cidade onde mora a família.

Diante desta resposta, Barbosa autorizou a transferência e citou que a administração pública informou que garantirá a segurança do condenado.

"Defiro o pedido de transferência formulado pela defesa, tendo em vista que não há, até o momento, notícia da existência de interesse público a tal ponto relevante que imponha a aplicação do princípio da supremacia do interesse público sobre o particular, de modo a neutralizar o interesse manifestado pelo apenado de cumprir a pena em local próximo ao da residência de sua família, tal como previsto no art. 103 da Lei de Execuções Penais (garantia de permanência do preso em local próximo ao seu meio social e familiar)."

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: