Brasil

Maranhão: Defesa Civil monitora cidades atingidas pela chuva

Monitoramento está sendo realizado em seis cidades do Maranhão

Quarta - 04/04/2018 às 16:04



Foto: Reprodução/CCom Chuva
Chuva

A Defesa Civil do Maranhão está realizando um monitoramento no município de Marajá do Sena, a 394 km de São Luís, que ficou completamente alagado após as fortes chuvas que caíram na região no último final de semana. Por conta dos estragos causados pela enxurrada, 114 famílias ficaram desabrigadas.

De acordo com o capitão Fernando Fernandes, a Defesa Civil já acionou os demais órgãos estaduais e a União para iniciar uma força-tarefa de resgate e ajuda as vítimas. Um dia após a cidade ter ficado completamente alagada, uma equipe foi enviada ao local e permanece no município prestando assistências as famílias, orientando os agentes municipais e monitorando as chuvas que podem cair nos próximos dias na região.

“Nós solicitamos ao Governo do Maranhão que enviasse água mineral e cestas básicas para as famílias atingidas. Além disso, estamos esperando a ajuda que será enviada pela União as vítimas da enchente, já que muitas perderam tudo”, explicou o capitão.

Segundo o capitão, os municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras também estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. Ele afirma que a medida foi tomada já que as cidades ficam as margens do Rio Mearim, que na última semana com as fortes chuvas que caíram na região, subiu e começou a ameaçar moradores da área. Ainda não houve registro de alagamentos.

O monitoramento dessas cidades está sendo feito através Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pelo controle do nível de rios no Brasil. Além disso, a Defesa Civil mantém contato diário com os coordenadores municipais do órgão em Trizidela do Vale e Pedreiras. O capitão disse que os municípios de Imperatriz, Balsas e Caxias também estão sendo monitorados por já terem registrado casos de alagamento durante o período chuvoso.

Na última semana, segundo o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), choveu acima da média em cidades da região sul do estado. Somente no município de Carolina foram registrados 388 milímetros.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: