Manifestantes participam de protesto nos arredores do Mané Garrincha

Copa do Mundo Copa das Confederações Manifestação Protesto


Coluna de Fumaça

Coluna de Fumaça Foto: Flávio Lucas / Eu-Repórter

Mais de 300 pessoas participam de um protesto nos arredores do Mané Garrincha, em Brasília, na manhã desta sexta-feira. Os manifestantes são membros do Comitê Popular da Copa de Brasília e do Movimento dos Sem-Teto e interditaram a Avenida Eixo Monumental, que dá acesso ao estádio e é uma das principais vias da cidade. Pneus foram queimados em uma barricada - o que gerou uma grande nuvem de fumaça preta, obrigando a polícia a desviar o trânsito no local, o que causou caos no tráfego da cidade. Helicópteros da Polícia Federal também sobrevoaram o local, fazendo monitoramento aéreo.

Os manifestantes reclamam que o dinheiro para a construção do estádio - orçado em R$ 1,2 bilhão - veio da venda de terrenos da Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal) e seria um valor que poderia ser investido em moradia. O grupo exige um encontro com o presidente da Terracap e promete fazer um novo protesto amanhã, antes do jogo entre Brasil e Japão, na Fan Fest - evento da Fifa que será realizado na Esplanada dos Ministérios, com transmissão do jogo em um telão.

O Mané Garrincha será palco, neste sábado, da cerimônia de abertura da Copa das Confederações, às 15h, e da partida entre Brasil e Japão, às 16h. Será o único jogo realizado na cidade durante o torneio, que também tem como sedes Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

A manifestação teve momentos tensos com a fumaça e o trânsito confuso, mas não há registro de feridos. Muitas faixas eram exibidas na manifestação, e uma delas dizia: "Enquanto o mundo assiste aos homens jogando bola, mais de 250 mil pessoas estão sem moradia". Um panfleto foi distribuído pelos manifestantes e afirma que protestos parecidos ocorrerão em 12 capitais do país na próxima semana. Eles alegam negligência aos direitos humanos e sociais no Brasil durante a preparação para a Copa das Confederações e Copa do Mundo.

Depois que a fumaça baixou, os manifestantes foram isolados pela polícia em três das seis pistas do Eixo Monumental. O trânsito só foi totalmente liberado na via por volta das 11h40m, momento em que membros do Comitê Popular da Copa de Brasília e do Movimento dos Sem-Teto se encontraram com outros manifestantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal. Sem combinação prévia, os grupos se juntaram na Praça Buriti, em frente à sede do governo do Distrito Federal, e deram continuidade aos protestos. Os enfermeiros de Brasília estão há cinco dias em greve.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: