Mais um foco de peste suína é confirmado no Piauí

O segundo foco também foi encontrado em Lagoa do Piauí


Imagem ilustrativa/ Peste suína

Imagem ilustrativa/ Peste suína Foto: adapec.to.gov

Foi confirmado o segundo foco de Peste Suína Clássica (PSC) no Piauí. O novo caso foi registrado na mesma cidade onde foi constatado o primeiro; em Lagoa do Piauí, a 38 km de Teresina. Quinze suínos tiveram que ser sacrificados na propriedade, que é vizinha da primeira que foi detectado o foco na semana passada.

Em nota técnica, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), confirmou o segundo caso. "A Adapi, através da GEASE (Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas) vem informar a confirmação do segundo foco de Peste Suína Clássica (PSC) também no município de Lagoa do Piauí. O segundo foco foi identificado em uma propriedade na mesma região. O laudo positivo foi recebido pelo Gease no fim da tarde da sexta-feira (12)".

Desde a constatação do primeiro caso, a Adapi tomou uma série de medidas para erradicar a peste suína no estado. Equipes de fiscais agropecuários coletam amostras em regiões próximas ao município de Lagoa do Piauí. Vale ressaltar que a Peste Suína não transmite para humanos, somente em porcos e javalis.

Emergência zoossanitária - O Governo do Estado decretou, na segunda-feira (8), estado de emergência zoosanitária no município de Lagoa do Piauí, em função da ocorrência de peste suína clássica. Medidas específicas para a contenção e eliminação do agente viral estão sendo tomadas para evitar a disseminação a outras áreas do Estado.

Fonte: Adapi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: