Olhe Direito!

Mais Médico vai continuar no Piauí apenas substituindo profissionais


Mais Médicos

Mais Médicos Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma a continuidade do Programa Mais Médico no Piauí. O acordo continua, tendo apenas uma reposição de profissionais que atendem nos municípios do estado. Os gestores municipais já estão sendo informados pelo Ministério da Saúde dessa reposição.

O Programa Mais Médicos, criado em 2013 pelo governo da presidente Dilma Rousseff, é uma ação do governo federal, com apoio de estados e municípios, que promove a melhoria do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e leva mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

No Piauí, são 362 médicos atuando pelo programa, em 141 municípios piauienses, 240 deles são de origem cubana. Os profissionais que completaram os três anos de contrato, previstos no acordo feito pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) e Ministério da Saúde, deverão entregar seus postos em novembro e serão substituídos.

Segundo a coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), Idvani Braga, “a decisão é que os médicos que estão no Brasil retornarão para Cuba ao fim do seu contrato e outros médicos virão para substituí-los. Os médicos do Programa Mais Médicos melhoram, no interior do Piauí, a cobertura do programa de pré-natal e da puericultura, evitando que muitos pacientes fossem transferidos para atendimento médico, além de acompanhamento intensivo a idosos e hipertensos”.


Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: