Educação

Mais de 34 mil alunos estão fazendo as provas do SAETHE na Rede Municipal

Provas começaram nesta terça-feira (27)

Terça - 27/11/2018 às 20:11



Foto: Reprodução Alunos fazendo as provas do SAETHE na Rede Municipal
Alunos fazendo as provas do SAETHE na Rede Municipal

Começou hoje (27) nas unidades de ensino da Rede Municipal o período de aplicação das provas do SAETHE, o sistema próprio de avaliação da Prefeitura de Teresina. Até amanhã (28), alunos do 1º, 2º e 4º anos do ensino fundamental estão participando dos testes de língua portuguesa e matemática. No dia 29 é a vez das turmas do 8º ano. E em dezembro, 4 e 5, as provas serão aplicadas com crianças do 2º Período da educação infantil.

As avaliações ajudam a mensurar o aprendizado dos estudantes ao longo do ano, servindo como base para o planejamento das próximas ações educacionais. As questões foram preparadas com o auxílio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF, referência no assunto.

“Com um sistema próprio de avaliação conseguimos analisar de forma real e imediata o que os alunos estão aprendendo e onde sentem maior dificuldade, o que é material concreto para as intervenções. O investimento em avaliação tem sido ponto essencial para o avanço da Rede Municipal de Teresina, servido de modelo para muitos outros municípios”, comenta a coordenadora de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Giovanna Saraiva.

Ao todo, 1.736 turmas estão participando dos testes de fim de ano, abrangendo 34.557 estudantes. As principais habilidades mensuradas com as provas são leitura e escrita, além da matemática.

Somente na Escola Municipal Murilo Braga, que possui turmas do 1º ao 5º ano, foram 188 alunos em prova no turno da manhã. Para a tarde, a média de alunos é a mesma, com duas turmas de cada ano escolar. “Os aplicadores foram preparados e nossos alunos estão empolgados. Ano passado tivemos altos índices de proficiência nas duas disciplinas. Este ano, estão ainda mais preparados para subirmos nos resultados”, conclui a diretora Noranei Pacheco.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: