Educação

Mais de 2 milhões de estudantes já se inscreveram no Enem 2018

A expectativa do MEC é de que esta edição registre aproximadamente 7,5 milhões de inscritos

Quarta - 09/05/2018 às 14:05



Foto: Blog do Vanguarda Enem 2018
Enem 2018

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 superou na noite de ontem, 8 de novembro, a marca de 2 milhões de inscrições. Até as 10h de hoje, foram registradas 2.157.689 inscrições.

Saiba tudo sobre o Enem 2018

No ano passado, 1,6 milhão de estudantes haviam feito a inscrição até a manhã do terceiro dia. A marca de 2 milhões só foi superado no quarto dia de inscrições. O Enem 2017 teve 6,7 milhões de inscritos. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que 7,5 milhões de estudante se inscrevam no Enem 2018. As inscrições estão sendo recebidas desde o dia 7 de maio, na Página do Participante.

Inscrições

Para participar do Enem 2018, os estudantes devem fazer a inscrição até 18 de maio. A confirmação do registro será feita mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 82, que deve ser paga até 23 de maio.

Veja como se inscrever no Enem

Esta foi a primeira edição em que o Enem teve seus pedidos de isenção da taxa antes da realização das inscrições. Os participantes de escolas públicas e de baixa renda puderam solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 2 e 15 de abril. O MEC informou que, excepcionalmente, os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas que se inscreverem no Enem 2018 até 18 de maio, mesmo não tendo solicitado a isenção em abril, terão gratuidade automática da taxa. Saiba mais sobre essa modalidade de isenção.

Provas

As provas do Enem 2018 serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Em ambos os dias os participantes terão que responder 90 questões objetivos, mas no primeiro domingo também tem prova de redação.

Dia 04/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.

Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. 

O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os candidatos deverão chegar até as 13h.

Por que fazer o Enem 2018

As notas do Enem 2018 poderão ser usadas para o ingresso em instituições públicas em 2019 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU); bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni); e para financiar a faculdade particular no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estude no Brasil Escola

No Portal Brasil Escola você encontra uma séria de ferramente para se preparar para o Enem 2018, online e de graça. Além das videoaulas no site, tem diversos vídeos em nosso canal do YouTube. É possível acessar provas anteriores e suas correções comentadas; um Simuladocom questões de edições anteriores; correção de redação, dicas e muito mais!

Fonte: Brasil Escola

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: