Geral

Mais de 1.840 carros roubados no Piauí

Levandamento feito pela Federação Nacional de Seguros Gerais e da Secretária de Segurança do Piauí,

Terça - 04/06/2013 às 20:06



Foto: Reprodução Violência
Violência
Levandamento feito pela Federação Nacional de Seguros Gerais e da Secretária de Segurança do Piauí, apontou que o número de veículos roubados no estado vem aumentado a cada ano.

De acordo com os dados, 1.842 veículos foram roubados ou furtados somente em 2012. O número representa um aumento de 32% em relação a 2011. Do total, 840 foram recuperados o que equivale a 45,6% dos veículos roubados no ano passado.

Para o delegado da Polinter, Guilherme Ferraz, as motocicletas são os veículos mais difíceis de serem recuperados. “A dificuldade para recuperá-las é maior. Hoje a motocicleta pode ser comparada a um celular, pois quem rouba a leva para uma boca de fumo e troca por drogas. Em outros casos, os criminosos levam com facilidade o veículo para outros estados ou até para o interior do Piauí, onde são vendidos rapidamente”, disse.

O fotografo Marcelo Soares explica que em alguns casos os veículos não são recuperados e os populares ficam com o prejuízo. Ele e o irmão, Nil Sores, tiveram um prejuízo de R$ 70 mil após terem seu carro roubado no dia 17 de maio, com todo o equipamento fotográfico. “O meu carro e meu material de trabalho não foram recuperados. Já se passaram mais de 20 dias e não recebemos nenhuma informação da polícia”, apontou.

Segundo o comandante Alberto Meneses, a melhor forma de combater os roubos é a prevenção. Ele explicou que o comportamento da vítima é essencial para que a ação dos criminosos não seja violenta.

“O bandido quer fazer o assalto da maneira mais segura e rápida possível. Um dos erros que temos observado é que o condutor faz movimentos muito bruscos quando é abordado por alguém armado. É preciso evitar esse tipo de movimentação mais hostil. O ideal é que o cidadão não reaja e que o bandido leve apenas o veículo”, declarou. 

Fonte: G1/Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: