Mais de 1,7 mil casos de sarampo são confirmados no Brasil

País atingiu meta de vacinação para crianças de um a menos de cinco anos; imunização pode ocorrer durante todo o ano


Vacina

Vacina Foto: Carlos Bassan/Fotos Públicas

Balanço divulgado nesta quarta-feira (19) mostra a confirmação de 1.735 casos de sarampo em todo o País - existem outros 7.812 sob investigação nos estados do Amazonas e Roraima. 

De acordo com o Ministério da Saúde, há registros da doença em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (24); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (13) e Sergipe (4). No total, foram nove mortes registradas.

Calendário 

Transmitido pelo contato com as secreções expelidas pela tosse, espirro e fala, o sarampo pode ser prevenido por meio da vacina. Na sexta-feira (14), o Brasil atingiu a meta de imunizar 95% das crianças com menos de cinco anos em 4,4 mil municípios, onde foram aplicadas 10,7 milhões de doses.

Dado o caráter contagioso, a imunização torna-se ainda mais importante para evitar o contágio. As doses são oferecidas durante todo o ano nas mais de 36 mil salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde de todo o País.

Além das crianças, pessoas com idades entre 10 e 29 anos precisam receber outras duas doses; dos 30 aos 49 anos, mais uma aplicação da tríplice viral.  

Fonte: Portal Brasil

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: