Saúde

Mais 20 mil doses da vacina contra gripe H1N1 chegam a Teresina

As doses já estão sendo distribuídas em mais de 100 salas de vacina espalhadas por toda a cidade

Sexta - 18/05/2018 às 14:05



Foto: Rodrigo Nunes/MS Vacinação contra o vírus influenza
Vacinação contra o vírus influenza

O Ministério da Saúde enviou mais um lote de vacinas contra a influenza, também conhecida como gripe, a Teresina. As vacinas foram recebidas hoje (18) pela Fundação Municipal de Saúde e já estão sendo distribuídas em mais de 100 salas de vacina espalhadas por toda a cidade.

A entrega das vacinas ocorre em pequenos lotes que são distribuídos durante todo o período da Campanha Nacional de Vacinação, que segue até o dia 1º de junho. “Teresina já recebeu um total de 200 mil doses recebidas desde o início da campanha”, informa Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS. A meta para Teresina é vacinar 193 mil pessoas em todo o município, que é baseada em números dos anos anteriores e não inclui os professores.

As doses são destinadas exclusivamente ao público alvo da campanha, formado por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

A prevenção, além da vacina, deve ser feita com cuidados básicos de higiene. Devemos sempre lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo com água e sabão, lavar os filtros de ar condicionado mais de uma vez por semana e arejar o ambiente, pois a circulação de ar diminui as chances de contaminação. O tratamento deve ser repouso, boa alimentação e hidratação intensa.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: