Geral

Maioria do empreendedores do Brasil são negros

O número de empreendedores afrodescendentes equivale a 38% das micro e pequenas empresas no país
Fonte: Sebrae | Editor: Alinny Maria 20/11/2018 10:20
Imagem ilustrativa Imagem ilustrativaFoto: Mônica Costa/Finanças Femininas

A pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae em 2017, revela que os negros formam o maior contingente de empreendedores no Brasil. O grupo representa 38,8% dos pequenos negócios no país, contra 32,9% dos brancos e lidera também, tanto no ranking dos empresários já estabelecidos, como iniciantes.

A pesquisa revelou ainda que os empreendedores negros têm maior proporção de jovens (43% têm até 34 anos, contra 39% entre brancos). Porém, na comparação salarial, os negros continuam ganhando menos e têm escolaridade inferior aos brancos.

O levantamento da pesquisa GEM indica que o número de empreendedores afrodescendentes equivale a 38% das micro e pequenas empresas no país, número superior ao dos brancos

Ainda segundo o estudo, 33% dos brancos e 26% dos negros tem ao menos um empregado atualmente; 46% dos brancos e 36% dos negros esperam criar algum emprego nos próximos 5 anos; e 47% dos brancos e 55% dos negros faturam até R$12 mil/ano. Além de que 9% dos brancos ainda não faturou, enquanto que 14% da cor negra ainda não faturou.

Comentários