Política

Mainha pede pressa em votação da Reforma Política

Quinta - 24/08/2017 às 15:08



Foto: Reprodução Deputado federal José Maia Filho, o Mainha (PP)
Deputado federal José Maia Filho, o Mainha (PP)

O deputado federal Maia Filho (PP-PI) proferiu discurso ontem à noite, no Plenário da Câmara dos Deputados, demonstrando apreensão com a busca de um acordo que pode não se concretizar.

“Nós estamos aqui um pouco apreensivos”, alertou. “A reforma política era para ter sido votada semana passada, adiaram para esta semana e agora ficou para a semana que vem.” Na sessão de ontem, os deputados rejeitaram fixar valor do fundo eleitoral. Depois dele, o presidente da Câmara encerrou a votação da reforma política para votar a medida provisória (PM), que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP), nova taxa de juros do BNDES.

Maia Filho disse que não é mais possível protelar a votação. “A votação não ocorreu nesta semana, corremos o risco de não ser na próxima e na outra semana será feriado”, ponderou. Na avaliação do parlamentar, por conta dessa omissão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acabará legislando sobre a proposta, “tomando a nossa competência”. 

Maia Filho afirma que é simpático ao distritão, apesar de muita gente alegar que esse sistema majoritário para eleição de deputados e vereadores só existe em três ou quatro países. Pela proposta, em 2018 e em 2020, respectivamente, serão eleitos os deputados e vereadores mais votados em cada estado ou cidade, a exemplo do que já ocorre na eleição de senadores e de mandatos para o Poder Executivo.

Segundo ele, cada país tem características próprias. “A realidade política brasileira, que eu conheço, são 35 partidos, sendo que não existem 35 ideologias. ”São pessoas que se filiam a um determinado partido para poder se juntar com outras siglas pequenas apenas com o objetivo de obter êxito na eleição. “É assim que funciona, aqui no Brasil, esse sistema proporcional em vigor.”

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: