Saúde

Mães se reúnem em ato de solidariedade para incentivar aleitamento

Doadoras de leite materno se reuniram no Parque da Cidadania

Segunda - 22/05/2017 às 12:05



Foto: Reprodução Amamentação: Fundação Municipal de Saúde inicia campanha de aleitamento marteno
Amamentação: Fundação Municipal de Saúde inicia campanha de aleitamento marteno

Doação, esse nome já diz tudo. Quando você se doa, você está doando um pouco do que você tem de melhor, é um ato de amor. É com esse pensamento que a equipe do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), organizou uma semana de atividades para incentivar a doação de leite humano e agradecer às mães doadoras.

As atividades fazem parte das solenidades realizadas em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Foram rodas de conversas realizadas em maternidades públicas, shoppings, e postos de coleta de leite. A semana culminou com a participação de aproximadamente 40 mães doadoras, mães com filhos internados e mães que querem começar a doar, em atividades ocorrida no Parque da Cidadania, na sexta-feira (19).

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da Evangelina Rosa, Vanessa Paz, o evento é um chamado a um dos maiores gestos de amor entre mães e filhos. Ela ressaltou ainda que o evento não é só promover o aleitamento materno, mas também a doação do leite humano. “O Banco de Leite promove o aleitamento. Esse é um momento de confraternização para agradecer as mães que já doam e o de sensibilizar as mães que possuem condições de doarem e ainda não fizeram, além de estarmos celebrando esse ato de amor que é o de doação”, disse Paz.

Vanessa conta ainda que esta é uma atividade de lazer com as mães doadoras, mães receptoras de leite humano, e mães que frequentam os consultórios de aleitamento materno da Maternidade Dona Evangelina Rosa, e das maternidades municipais, Satélite, Buenos Aires, Promorar, Cianca e Dirceu Arcoverde. “Essa é uma ação conjunta coordenada pelo Banco de Leite, da MDER, Coordenação da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Municipal de Saúde por meio das quatro maternidades municipais”, completa a coordenadora.

Andressa Marilia dos Santos Morais é doadora há três meses e falou da importância da doação. “Me sinto muito honrada em poder ajudar crianças que não podem ser amamentadas pelas suas mães. No início eu não sabia da importância de ser uma doadora. Nós ajudamos a salvar a vida de outros bebes e só essas mães sabem o quanto é necessário”, disse Marilia.

Bastante emocionada, Adebora Ferreira da Silva destacou que o ato de doar leite a quem precisa pode ajudar a salvar vidas. “Sou muito grata ao Banco de Leite, neste momento que estou com meu bebê na unidade neonatal. Eu não consigo amamentá-la naturalmente, com a quantidade que minha filha precisa diariamente. Por isso ela esta recebendo leite de outras mães”, ressalta Adebora. 

Ederson Mendes, pai do pequeno Pedro Emanuel, conta que a esposa, Neusa, é uma doadora do Banco de Leite. “Pelo desenvolvimento do nosso filho acredito que a amamentação exclusiva deixa a criança mais saudável. E quanto à doação, acho que é um gesto muito nobre. Fico feliz em saber que esse leite vai salvar a vida de muitos bebês. Para nós é só leite, mas para eles é vida”, comenta o pai.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: