Mãe de primeira viagem? Pediatra ensina os principais cuidados com o r

inexperiencia crianças mães dicas


Recem Nascidos

Recem Nascidos Foto: senado

Os primeiros momentos do bebê em casa podem ser um pouco assustadores para as mamães de primeira viagem. Sempre há a preocupação daquilo que se pode ou não fazer e qual a maneira correta. E na hora do banho? Como segurar o bebê? A água esta quente demais? Quando alimentá-lo? Qual a posição certa para dormir? Para esclarecer essas duvidas e orientar os pais, a pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Claudia Conti, fala sobre o assunto.

Desde o começo da gravidez já começam os preparativos para a chegada do bebe, mesmo assim a médica explica que é normal ao chegar em casa e tudo parecer mais difícil do que foi ensinado na maternidade, “A mulher nasce com o instinto maternal, e mesmo que sinta-se insegura, aos poucos as duvidas vão sendo sanadas e ela se sente mais segura e percebe que é mais capaz do que imaginava e que não é tão difícil assim”, explica a médica.

Veja mais algumas dicas da Dra. Claudia Conti para a chegada do bebe:

- O Choro

Quando o bebê está chorando nem sempre é por fome. A criança que chora por esse motivo, se acalma assim que mama, o que não ocorre quando o choro é de cólica. Podemos tentar acalmar o bebê, identificando primeiramente o motivo. Se ele estiver chorando querendo atenção, segurá-lo no colo, massageando as costas ou a barriguinha, transmite a segurança que ele precisa para se acalmar.

- Hora do banho

Este é um dos momentos mais especiais para a relação mãe – filho. Prepare o local do banho, separando tudo que for necessário, toalha e sabonete liquido. O melhor horário é sempre o mais quente, de preferência na hora do almoço. Evite sabonetes normais, perfumes ou até mesmo o talco muito odoroso, pois podem causar alergia no bebê. Para proteger a pele das partes íntimas, prefira um creme específico para esta faixa etária.

A banheira deve estar bem limpa e com a temperatura da água agradável ao toque, que ocorre por volta de 36,5º +/ -. Em caso de dúvida, utilize o dorso de sua mão para sentir a temperatura da água. Inicie a lavagem pelo rosto e pela cabeça e depois lave o resto do corpo. Não se deve esfregar a pele, para evitar lesões.

Ao retirar o nenê da água, envolva-o em uma toalha macia. Providencie para que o trocador fique perto do local do banho, para que a criança não tome correntes de ar. Seque, cuidadosamente, as dobrinhas e o umbigo.

- Cuidados com o umbigo

É importante que ele esteja sempre limpo, para isso, no banho lave com água e sabonete líquido glicerinado (indicado para o recém-nascido), seque- o bem e faça a limpeza diária de 4 a 5 vezes ao dia com álcool 70% e cotonete. É normal que ocorra um leve sangramento.

- Nariz

Nesta fase é normal que o bebe espirre, caso ocorra obstrução nasal, utilize soro fisiológico em temperatura ambiente, pingando mais ou menos 1 ml em cada narina. Não pingue descongestionantes comuns, pois podem ser perigosos para o bebe.

- Trocando as fraldas

Recomendações à mãe: Lave bem as mãos todas as vezes que for manipular o bebê. Forre sempre o local onde será feita a troca. Use algodão molhado em água morna ou óleo especial, para remover resíduos de fezes ou urina. No caso das meninas, os movimentos de limpeza devem ser feitos de frente para trás, para não trazer resíduos de fezes para a uretra e vagina. Para prevenir assaduras, passe um creme protetor à base de óxido de zinco.

- Amamentação

A mãe deve amamentar seu bebê no mínimo até seis meses, quando será introduzida, aos poucos, uma dieta especial com pequenas porções de frutas e sucos e mais tarde, sopinhas. O pediatra saberá orientá-la sobre as vantagens do aleitamento materno e esclarecer todas as suas dúvidas (primeira mamada, momentos de excesso ou falta de leite, cólicas do bebê etc.).

- Visitas

As visitas devem ocorrer de 7 a 10 dias após o nascimento. Este tempo é importante para a recuperação da mãe e para que o organismo do bebê crie defesas. Pessoas com problemas de saúde, principalmente doenças infecciosas, devem evitar as visitas.

- Banhos de sol

Os banhos de sol ajudam a sintetizar vitaminas importantes e diminuir a icterícia do recém-nascido, que é comum na primeira semana de vida. De preferência ao período matinal (entre nove e dez horas).

- No berço

Hoje a posição mais indicada pela Academia Americana de Pediatria é de barriga para cima principalmente durante a noite. Nesta posição, ele não corre o risco de engasgar, caso regurgite. Além disso, é uma posição segura em relação à Síndrome da Morte Súbita do RN. Durante o dia, recomenda-se que mantenha a mesma posição (barriga para cima)

Os recém-nascidos dormem bastante, entre 17 e 18 horas por dia nas primeiras semanas de vida e 15 horas por volta do terceiro mês. Ainda assim, eles quase nunca dormem mais que três ou quatro horas por vez, seja durante o dia ou à noite.

IMPORTANTE SABER PARA PREVENÇÃO DA MORTE SÚBITA:

1 Evitar que o bebê durma de barriga para baixo ou de lado, dar preferência à posição supina;

2 Não agasalhar excessivamente e manter o quarto ao redor de 22º C;

3 Não usar colchões e travesseiros muito macios;

4 Dormir no mesmo quarto, mas sem compartilhar o leito com a criança;

5 Não tomar bebidas alcoólicas nem fumar durante a gravidez;

6 Jamais expor o bebê à fumaça de cigarro.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: