Cidade

Luzes de Natal causam choques e curtos-circuitos

É fundamental ficar atento para o tipo adequado do conjunto de luzes a ser usado

Segunda, 28/11/2016 às 13:11



Foto: Divulgação PMT Luzes de Natal
Luzes de Natal

As luzes são um dos maiores símbolos do Natal no mundo. Mas, para deixar as casas belas e seguras é preciso ter cuidado na instalação e evitar choques e curtos-circuitos. A Eletrobras Distribuição Piauí traz algumas orientações de como lidar com a eletricidade ao fazer a decoração natalina.

Antes de tudo o consumidor precisa saber que deve preferir produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão responsável pela regulamentação dos padrões e qualidade de medidas no Brasil. 

Depois, é fundamental ficar atento para o tipo adequado do conjunto de luzes a ser usado, se para ambiente interno ou externo, neste caso deve ser resistente ao sol e à chuva. Antes de montar a decoração, sobretudo as mais complexas, é recomendável contratar um eletricista de sua confiança. Se for fazê-la sozinho, observe atentamente se não há fios desencapados e lâmpadas quebradas ou faltando, especialmente se você está utilizando pisca-pisca de natal anterior.

“Ficar atento a esses detalhes é importante para evitar choque elétrico, principalmente em crianças, que são atraídas pelas cores e movimento das luzes. E mais, deve-se usar apenas fita isolante de qualidade para proteger as partes desencapadas e sem lâmpadas”, orienta o engenheiro eletricista Adriano Batista. 

Quanto aos tipos de lâmpadas, o mercado já oferece as de LED, que consomem menos energia, iluminam melhor e esquentam menos enquanto estão ligadas, o que contribui para evitar queimaduras na pele e derretimento devido ao contato com fios ou outras peças da decoração. “As lâmpadas de LED são um pouco mais caras, mas possuem inúmeras vantagens em relação às outras. A durabilidade, por exemplo, é, em média, dez vezes maior que pisca-piscas convencionais”, destaca Batista. 

De preferência, a base da decoração não deve ser de metal nem estar em local úmido, como gramado, jarros de planta ou próximo à piscina. Durante a montagem, certifique-se que os fios não estão conectados à rede elétrica. Para evitar risco de incêndio, não deixe as lâmpadas em contato com enfeites de papel e próximos de tapete, cortina, sofá ou outros materiais inflamáveis. “Na hora de ligar a decoração, não utilize “T” ou benjamins. Se necessitar de mais um ponto de conexão, utilize as extensões elétricas certificadas, colocando-as em locais seguros longe do acesso de crianças”, alerta o gerente de Segurança e Medicina do Trabalho, Cacílio Sonei. 

E se você deseja economizar energia elétrica sem abrir mão da beleza das luzes natalinas, desligue-as sempre que não houver pessoas em casa e quando for dormir. 

Veja outras importantes dicas de segurança na iluminação de Natal:

  • As lâmpadas são fontes de calor, por isso, faça o acompanhamento contínuo da decoração ligada à rede elétrica; 
  • Não suba em estruturas metálicas para evitar choques;
  • No caso das árvores de natal, dê preferência às classificadas como resistentes ao fogo; 
  • Evite o uso de luzes e piscas que contenham metal, pois pode haver condução de energia e provocar choques elétricos; 
  • Mantenha crianças distantes de decoração com eletricidade, elas são atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites; 
  • Na dúvida, consulte sempre um eletricista credenciado.

Fonte: Eletrobras/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: