Política

Lula participa de ato sobre energia sustentável em Marcolândia

Sexta - 01/09/2017 às 20:09



Foto: Ricardo Stuckert Lula em Marcolândia
Lula em Marcolândia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Complexo Eólico e realizou o ato "Mais Energia para o Brasil e o Piauí Crescer" nesta sexta-feira, 1º, no município de Marcolândia, Sul do Piauí. Ele foi recebido pelo prefeito Chico Pitu (PT) e milhares de moradores da cidade. Parlamentares, prefeitos da região, o governador Wellington Dias, o presidente do PT no Piauí, deputado Assis Carvalho, também recepcionaram o ex-presidente.

Em um vídeo, o governador do Piauí Wellington Dias, apresentou a Lula as potencialidades do Estado na produção de energia eólica e solar, energias limpas importantes para o projeto de desenvolvimento que a plataforma da caravana está discutindo em todo o Nordeste.

Wellington Dias falou sobre os investimentos feitos no Piauí na área de energia, inclusive eólica. “Foi no seu governo, que se teve o mais estratégico programa de energia, com a nossa presidenta Dilma Roussef, que era ministra das Minas e Energia, e veio lançar o programa Luz Para Todos no estado do Piauí”, lembrou.

Lula em Marcolândia

“Foi também foi no seu governo, lá na Parnaíba que nós inauguramos as primeiras 20 torres de energia eólica, 18 megawatts, só dava para iluminar Parnaíba. Hoje nós estamos nos aproximando de 1,6 gigawatts de energia, seis vezes o que geramos de energia na hidroelétrica de Boa Esperança, 16 bilhões de reais investidos no Piauí. Mas não é só pensando nos grandes, aqui nós trabalhamos um modelo onde o grande não compra a terra do pequeno, ele paga um arrendamento por torre eólica que é colocada”, completou Wellington Dias.

“Há um grande trabalho sendo feito no Piauí, que alia os benefícios que a natureza nos proporciona aos benefícios que os investidores podem trazer para o estado. Hoje a população tira o seu sustento dessas torres, podem levar uma comida melhor para casa, uma roupa pra o filho e mulher, levar a esperança de dias melhores”, disse Lula.

O prefeito Chico Pitu contou que foi Lula quem acreditou na iniciativa. “Em 2007, fez os leilões para que pudéssemos ter energias eólica e solar. O resultado está aqui na nossa frente, uma grande estrutura, capaz de gerar muitos empregos e abastecer milhares de famílias. Esta visita é um marco histórico para o nosso município e para todo o Piauí”, afirmou.

Caravana. A proposta da caravana é discutir com a sociedade uma proposta de desenvolvimento para o Brasil com inclusão social. “O objetivo é conversar com o povo brasileiro, discutir o que aconteceu depois de 12 anos do governo do PT e depois de um ano e meio de golpe. Essa viagem está me ensinando mais uma coisa: o povo do sertão gostou de comer melhor, de ganhar e morar melhor, de ser tratado com respeito”, disse Lula.

O deputado Assis Carvalho, presidente do PT no Piauí, disse que “a grande mídia não consegue esconder do povo a beleza do que está acontecendo nessa nação, de um ex-presidente que vem ao sertão dialogar com seu povo”.

Ainda, no evento, a coordenadora do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Maria Casé, falou da melhoria de vida das famílias de agricultores assentados, que passaram a ter melhores condições de tirar o sustento da terra onde vivem, sem precisar se deslocar para a cidade. O vaqueiro Chico Boi, de Santa Cruz do Piauí, entregou a Lula o chapéu que ele usa quando vai trabalhar, em reconhecimento ao trabalho que o ex-presidente fez pelos sertanejos. Lula se emocionou, disse que não era justo levar o chapéu para casa, já que era o único que Chico tinha, mas que guardaria na memória essa homenagem.

Dentre as autoridades presentes estavam, ainda, os deputados federais Rejane Dias (PT/PI) Marcelo Castro (PI), Benedita da Silva (PT/RJ), Carlos Zarattini (PT/SP), Zé Geraldo (PT/PA), Silvio Costa (PTdoB/PE), Waldir Maranhão (PTdoB/MA), Léo Brito (PT/AC), senadores Regina Sousa (PT/PI) e Paulo Rocha (PT/PA). Também os deputados estaduais Francisco Limma, Cícero Magalhães, Flávio Nogueira Junior.

Agenda Lula pelo Piauí

A caravana Lula Pelo Piauí fica no estado até segunda-feira (4). Veja a agenda completa:

DIA 02 DE SETEMBRO (SÁBADO)

PICOS

8h30 - Visita a Casa Apis (Produção de Mel) e a Feira da Potencialidades das Cooperativas

10h- Ato na Área da Casa Apis - "Mais Empreendedorismo para Mais Emprego" (Empreendedorismo, Trabalho, Emprego e Renda) e Entrega do Título de Cidadão pela Câmara de Vereadores.

TERESINA

17h- Chegada em Teresina (BR 316, na altura da Vila Irmã Dulce)

19h- Jantar de Adesão e novas filiações ao PT, no Clube da APCEF

DIA 03 DE SETEMBRO (DOMINGO)

ALTOS

9h - Ato "Mais Habitação, Mais Cidadania" (Moradia) e Entrega de Título de Cidadão

Local: Ginásio Guilherme Melo

TERESINA

10h00 - Ato "O Brasil não Abre Mão do Seu Futuro" (Juventude)

Local: Teresina Hall

TIMON

16h - Ato e Entrega do Titulo de Cidadão na cidade de Timon (Maranhão)

Local: Centro de Convenções municipal

DIA 04 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

TERESINA

09h - Entrega do Título de Doutor Honoris Causa pela UFPI

Local: Cine Teatro da UFPI

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: