Política

Lula na Lava Jato: Professor de Harvard vê 'presunção de culpa'

Para o especialista, Sergio Moro deve ser substituído para evitar dúvidas sobre sua isenção nas ações contra o ex-presidente

Sexta - 04/11/2016 às 11:11



Foto: Noticias ao Minuto/© Reuters Desabafo do Ex-presidente Lula
Desabafo do Ex-presidente Lula

Para o antropólogo John Comaroff, professor na Universidade Harvard, a Operação Lava Jato viola a lei para criar "presunção de culpa" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O sul-africano vem sendo consultado pelos advogados de Lula, que adotaram o conceito "lawfare", termo definido pelo uso da lei para fins políticos, informa a Folha de S. Paulo.

Para Comaroff, o juiz Sergio Moro deve ser substituído para anular questionamentos sobre sua isenção nas ações que pesam contra o petista.

Ao vazar conversas privadas, mesmo que envolvam 20 pessoas, se Lula está entre elas, você sabe que é dele que a mídia falará. Isso é 'lawfare'. Você manipula a lei e cria uma presunção de culpa", explicou o especialista.

Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) avaliou como ilegal a parte das escutas de telefonemas do ex-presidente que havia sido feita após o período autorizado.

O problema é que Moro já havia tornado pública a íntegra das conversas, que causaram polêmica pelo palavreado de Lula e, especialmente, pelo diálogo em que a então presidente Dilma Rousseff dá a entender que nomearia o antecessor ministro para garantir a ele foro privilegiado.

Comaroff ainda criticou duramente o grampo no escritório dos advogados do petista, o que classificou como "muito ilegal no mundo todo".

Não se pode fingir que não se esperava que essas medidas contra Lula não teriam impacto. Isso demonstra uma ânsia em acusá-lo", disse o professor."Parece que Lula tem recebido um tratamento diferente nos aspectos legais na operação", completou. 

O professor da Harvard foi procurado pela defesa do ex-presidente apenas na condição de especialista e disse que não prestará serviços como defensor.

"Eu estou tentando entender o caso. Meus colegas aqui em Harvard não conseguem compreender. Há fatos que perturbam a audiência internacional", afirmou Comaroff. "O país possui um sistema legal robusto. Não há necessidade de se violar a lei."

Frente aos questionamentos formais da defesa à conduta do juiz brasileiro, o antropólogo alegou que a saída de Moro do caso seria demonstração de isenção política da Lava Jato.

"Por que não? Certamente há muitos outros juízes capazes no Brasil. Em princípio, se você quer manter o sistema judicial o mais limpo possível, você não perde a oportunidade de evitar conflito de interesse ou atitudes impróprias", argumentou.

Os advogados de Lula também reclamaram à Justiça contra Sergio Moro e a força-tarefa pelo que consideram ser abusos como, entre outras condutas, impedi-los de acessar a íntegra da investigação contra o petista. O ex-presidente é réu em três ações na Justiça sob suspeita de prática de corrupção e outros crimes.

A Organização das Nações Unidas também foi procurada pela defesa de Lula, que avaliará o caso.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: