Política

Luciano Nunes pede apoio da bancada federal para Serra da Capivara

Quarta - 17/08/2016 às 18:08



Foto: Divulgação Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí.
Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí.

A arqueóloga e presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidón, anunciou a total paralisação dos serviços no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, a partir desta quarta-feira (17). O deputado estadual Luciano Nunes repercutiu hoje o assunto na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) e pediu apoio da bancada federal do Piauí para a garantia de recursos para pagamento das despesas do Parque, que é um patrimônio da humanidade.

O Parque está nas terras do Piauí e a administração e gerenciamento do espaço é de responsabilidade do ICMBIO. A gestão estadual contribui por meio de convênios para o repasse de alguns tipos de recursos para o local. Dessa forma, o deputado tucano solicitou empenho da bancada federal no sentido de facilitar o repasse de recursos para o Parque para que sejam custeadas despesas, como por exemplo, o pagamento de funcionários.

“Segundo foi noticiado pela diretora da FUMDHAM, a arqueóloga Niéde Guindón, todos os 30 funcionários que restaram, dos 270 que trabalhavam no local, deverão deixar seus postos e, a partir desta quinta-feira, o parque não abrirá mais para o público. Essa situação é muito delicada e não podemos deixar que isso aconteça, pois o local é uma fonte riquíssima da história da humanidade, além de ser uma fonte de estudo para pesquisadores do mundo inteiro e um importante ponto turístico do nosso Estado. Portanto, não podemos deixar que os serviços no Parque sejam paralisados”, disse Luciano Nunes.

O parlamentar destacou também que o Governo Federal confirmou o bloqueio por decisão do Tribunal de Contas da União de R$ 900 mil que seriam liberados para o Parque. “Este fechamento do Parque é uma tragédia para o nosso Estado, por isso estamos mantendo contatos com nossos parlamentares federais para que possamos reverter essa situação”, acrescentou ele.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: