Lotados de presos provisórios, presídios do Piauí são barris de pólvora prestes a explodir

Somente neste mês de setembro já ocorreram pelo menos quatros motins e tentativas de fuga


Os presos que tentaram fugir da Casa de Custódia

Os presos que tentaram fugir da Casa de Custódia Foto: Arquivo do Piauí Hoje

Os presídios do Piauí estão lotados e, em alguns deles, as condições de sobrevivência dos detentos são as piores possíveis. Por conta dessa situação e da demora de ação do poder Judiciário em julgar presos provisórios, esses presídios são verdadeiros barris de pólvora, prontos a explodir a qualquer momento.

Nos últimos meses temos acompanhado uma série de tentativas de rebeliões. Somente neste mês já foram registradas quatro tentativas de motins e fugas em presídios do interior e da capital.

No dia 7 de setembro, presos dos pavilhões C e E da Casa de Custódia de Teresina furaram um buraco no teto de concreto para tentar fugir. Pelo menos 10 presos tentaram fugir. O plano foi descoberto por agentes penitenciários. As polícias Civil e Militar foram acionadas e os presos foram transferidos para outros pavilhões daquele presídio.

Na manhã do dia 12, policiais militares e agentes penitenciários prenderam duas pessoas que tentavam arremessar objetos ilícitos para um dos pavilhões da Casa de Custódia de Teresina e abortaram uma tentativa de fuga na cela 18, do pavilhão D, da Penitenciária Regional Irmão Guido.

Antônio Luis Borges de Oliveira Filho e Orlando Rodrigues Sousa Filho, foram flagrados por volta das 9h ao jogarem aparelhos celulares, baterias e pilhas para dentro da Casa de Custódia. A dupla estava na rua lateral da unidade prisional e durante a ação, uma motocicleta modelo Honda CG, de cor preta, com a placa NIN 9338, de Teresina, também foi apreendida.

Os diretores da Penitenciária Irmão Guido receberam informações de que os presos estavam cavando um túnel no local. O caso foi levado à gerência do presídio adotou a providência para evitar a fuga dos presos.

Na quinta-feira (21), presos da penitenciária de Vereda Grande, em Floriano, a 215 km da capital, iniciaram um motim, também controlado rapidamente. Controlado o motim, os presos dos três pavilhões da unidade penal – que tem 380 detentos – foram colocados na área de contenção.

Neste sábado, 23, do Presos da Penitenciária Mista de Parnaíba, localizada a 350 km de Teresina, iniciaram no final da manhã deste sábado (23), uma rebelião em protesto à proibição da entrada de parentes com sacolas e outros objetos nas visitas a que os detentos têm direito aos domingos. O motim foi controlado rapidamente. Não houve mortes nem feridos. Esta é a segunda tentativa de rebelião em presídios do interior do Piauí nos últimos três dias.

PM entra na Penitenciária de Vereda Grande

NOTA DA SECRETARIA - Ainda no final da manhã deste sábado, a Secretaria de Justiça do Estado – Sejus, emitiu uma nota para a imprensa. A nota é a seguinte: "A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) informa que o tumulto ocorrido na manhã deste sábado (23), na Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, foi rapidamente controlado e a unidade se encontra estabilizada.

O distúrbio iniciou no final do banho de sol, quando detentos de duas alas do presídio se negaram a voltar para as celas ao tomarem conhecimento que não seria permitida a entrada das sacolas com material trazido pelos familiares na visitação neste domingo (24). A Sejus, com apoio da Polícia Militar e agentes penitenciários, estabilizou prontamente a situação.

A Sejus esclarece, também, que a visita deste domingo (24) na Penitenciária de Parnaíba está mantida e será realizada com apoio da Polícia Militar. A diretoria da unidade informa que não houve depredação da estrutura do presídio”.

Fonte: Redação do Piaui Hoje

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: