Arte e Cultura

Livro debate participação política e ideologia dos partidos no Brasil

A autora afirma que a atual situação já vem acontecendo há alguns anos

Terça - 17/01/2017 às 14:01



Foto: Divulgação Débora Galvão lança livro
Débora Galvão lança livro

A falta de representatividade social dos partidos políticos do Brasil é o tema do livro “Crise de Representação dos Partidos Políticos no Brasil (2000 a 2015): Uma Perspectiva Comparada”, de Débora Galvão, que será lançado na Anchieta Livraria & Papelaria, dia 4, às 19h.

Débora Galvão é assessora jurídica da secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e mostra em seu livro a atual situação política do país.

“Desde 2013 ficou evidente que a ideologia dos partidos políticos ficou fraca. A forma como as pessoas participam da vida política mudou: antes elas procuravam um partido político, hoje elas expõem o que pensam através das redes sociais e internet, sem necessariamente estar ligadas a um partido político. É um caráter personalista e apartidária”, explica ela.

A autora afirma que a atual situação já vem acontecendo há alguns anos. "Vivemos uma realidade, no Brasil, na qual os partidos políticos não representam a população. Essa crise já pode ser percebida há muitos anos, os partidos perderam suas finalidades e credibilidade, não estão sendo capazes de se adaptar às novas realidades surgidas com o advento da internet, aos cidadãos críticos e às grandes transformações sociais que aconteceram recentemente. Essa obra tem o objetivo de destacar o papel dos partidos políticos como meio de representação da população."

Débora Galvão é formada em Direito pelo Instituto Camilo Filho, especialista em Direito Administrativo e Direito Previdenciário e é Mestra em Ciência Política. Atua ainda como professora no Instituto Federal e Faculdades Maurício de Nassau e Faculdade Maranhense São José dos Cocais.

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: