Saúde

Lineu Araújo oferece ecocardiograma a partir de amanhã (07)

Inicialmente serão ofertados 12 exames diariamente

Segunda - 06/11/2017 às 15:11



Foto: Portal O Dia Lineu Araújo
Lineu Araújo

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo oferece a partir de amanhã (07) exames de ecocardiograma para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O local é gerido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo a diretora do Lineu Araújo, Mariluce Oliveira, a oferta inicial é de realização de 12 exames por dia. “Para ter acesso ao serviço, o paciente deve realizar o agendamento por meio do Gestor Saúde, o sistema de marcação de consultas do SUS, mediante solicitação do médico especialista”, informa a diretora.

Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Por meio da emissão de som de alta frequência (acima de 20.000 ciclos por segundo), ao aparelho capta o retorno dos ecos e transforma em imagem preto e branco para o médico analisar. Um transdutor deslizado sobre o peito do paciente direciona essas ondas para estruturas do coração do paciente e capta o eco delas, transformando-o em imagens e fluxos coloridos do sangue que passa por ele.

O exame pode fornecer imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas, por meio dele o médico pode medir o tamanho do coração, analisar sua força de bombeamento do sangue, entre outras características.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: