Ligações elétricas em locais públicos precisam de autorização prévia

A Eletrobras Piauí orienta que, nesses casos, deve ser solicitada uma ligação provisória


Decoração de Natal

Decoração de Natal Foto: Divulgação

Com o fim do ano, é comum pessoas se reunirem para celebrar as vitórias e planejar os novos empreendimentos em festas realizadas em locais públicos.  Mas, para a comemoração ocorrer com segurança, é essencial que as instalações elétricas estejam dentro dos padrões de segurança.

A Eletrobras Piauí orienta que, nesses casos, deve ser solicitada uma ligação provisória, que é o fornecimento de energia elétrica, com data de início e término, com ou sem medição, para atender consumidores temporários, como vendedores ambulantes e bandas musicais em locais públicos.

“Esse tipo de ligação deve ser pedida à Distribuidora com antecedência. Ela é válida por, no máximo, 30 dias, podendo ser renovada duas vezes por igual período”, explica o gerente de Atenção ao Cliente, Eduardo Neiva.

Para a ligação elétrica provisória, o consumidor deve ir, com antecedência, a uma agência da Eletrobras Piauí e informar a capacidade/amperagem do disjuntor necessária à ligação, carga detalhada, nome, CPF/CNPJ, endereço, objetivo, data e horário desejado para realizar a ligação e o desligamento. “Também é necessário o alvará ou autorização de funcionamento emitida pela prefeitura para os casos de ligação em espaço público e a procuração se o serviço for solicitado por terceiros”, destaca Neiva.

Tanto para a ligação monofásica quanto para a trifásica, a solicitação deve ser feita, no mínimo, 72 horas antes da data em que o consumidor necessita utilizar o serviço. Em todo caso, a Empresa efetiva a ligação após a confirmação do pagamento do recibo referente ao custo da ligação provisória. “A ligação até o disjuntor é de responsabilidade do cliente e deve ser feita por um eletricista profissional”, ressalta o gerente de Serviços Técnicos-Comercias, Adail Viana.

Viana fala da importância do consumidor solicitar a ligação provisória. “Pedindo a ligação provisória, o consumidor receberá energia elétrica de forma segura e legal. Além de instalações dentro do padrão da Distribuidora, não haverá prejuízos para os demais clientes da região, já que a Eletrobras disponibilizará carga suficiente para atender a demanda temporária”.

A Eletrobras Distribuição Piauí destaca algumas medidas de segurança que o consumidor deve observar ao executar a parte da instalação elétrica que lhe é atribuída em ligações provisórias:

· Observe o isolamento dos cabos antes de fazer as ligações internas. Nunca use fios desencapados, com isolamentos ressecados ou emendas expostas.

· Sempre que possível, evite as emendas. Se necessárias, devem ser firmes e bem isoladas.

· Nunca amarre ou enrole os fios nas barracas e não utilize arames e pregos para prendê-los.

· Evite distribuir a fiação pelo solo, mas, se necessário, aterre-a usando eletrodutos adequados.

· Em caso de curto-circuito, não ligue o disjuntor até que o defeito seja corrigido.

· A capacidade do disjuntor não deve ser alterada, pois, se houve curto-circuito, a proteção da instalação elétrica pode demorar a desarmar ou até mesmo não desligar, aumentando o perigo de choque elétrico e incêndios.

· Não ponha bandeiras, banners, cartazes ou quaisquer outros materiais nos pontaletes ou postes da Eletrobras Distribuição Piauí.

· Ao terminar o prazo da ligação provisória, retire apenas os cabos de responsabilidade do cliente, que estão após o disjuntor.

· No caso de ligação trifásica, faça o equilíbrio das cargas no circuito interno, distribuindo a ligação dos equipamentos entre as fases. Essa medida evita o superaquecimentos na fiação e desligamento do disjuntor.

Fonte: Eletrobras Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: