Política

Líder do Governo anuncia lei antifraude em concurso público

Quinta - 01/06/2017 às 20:06



Foto: Paulo Pincel Suplente de deputado João de Deus (PT)
Suplente de deputado João de Deus (PT)

A Assembleia Legislativa vai receber nos próximos dias tratando uma proposta alterando as regras de aplicação de provas para evitar novas fraudes em concursos públicos no Piauí. A revelação foi feita pelo deputado João de Deus (PT), líder do Governo, durante audiência pública realizada para debater as fraudes em concursos recentes promovidos pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

João de Deus disse que, dentre as mudanças que poderão ser propostas nos concursos, estão a inclusão de provas dissertativas e de redação, o que dificultará as fraudes, já que atualmente os candidatos respondem apenas a questões objetivas, O presidente do Nucepe, Pedro Soares, disse que o órgão estuda ampliar o tempo de permanência do candidato fazendo a prova e a colocação de lacre nas descargas de todos vasos sanitários dos banheiros para que eles não sejam utilizados pelos fraudadores para se livrar de objetos, como celulares, e de gabaritos.

Respondendo questionamento da deputada Liziê Coelho (PTB), o delegado geral Riedel Batista disse que as fraudes nos concursos são praticadas por quadrilhas organizadas de vários Estados, inclusive do Piauí, e que 50 pessoas monitoradas pela Polícia Civil são reincidentes na prática das irregularidades.

Ao responder indagação do deputado Francis Lopes (PRP), o reitor Nouga Cardoso disse que a anulação do concurso ocorreu porque a PMPI tem pressa em contratar novos soldados e a realização de um novo concurso demoraria menos tempo, já que o caso das fraudes poderia ir para a Justiça. Os deputados Evaldo Gomes (PTC) e Dr. Pessoa(PSD) parabenizaram João de Deus pela realização da audiência pública, pois, na opinião deles, é importante o debate visando o aperfeiçoamento dos concursos.

No final da audiência pública, a Comissão de Administração aprovou parecer favorável do deputado Wilson Brandão a Mensagem do Poder Judiciário que dispõe sobre a normatização dos emolumentos e taxas do Tribunal de Justiça do Estado. Participaram da reunião, além de Wilson Brandão, os deputados Liziê Coelho, Evaldo Gomes, Dr. Pessoa, Luciano Nunes (PSDB), Dr. Hélio Oliveira (PR), Francis Lopes, João de Deus e Severo Eulálio (PMDB).

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: