Educação

Libras: CAS capacita instrutores para escolas da rede estadual

O CAS está realizando, durante toda esta semana, a capacitação dos instrutores surdos que irão ministrar o curso de Libras no CAS e nas escolas estaduais

Quinta - 08/02/2018 às 14:02



Foto: YouTube Libras
Libras

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS-PI), se esforça para garantir uma Educação Inclusiva de qualidade e tem qualificado instrutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para uma maior inclusão dos alunos surdos da rede. Nesse sentido, o CAS está realizando, durante toda esta semana, a capacitação dos instrutores surdos que irão ministrar o curso de Libras no CAS e nas escolas estaduais.

"São 24 instrutores, todos formados pelo CAS, que irão trabalhar nas escolas da rede pública estadual de ensino onde existir, pelo menos, um aluno surdo. O objetivo é levar o curso de Libras para os alunos, professores, família e comunidade para melhorar a inclusão desse aluno no ambiente escolar", explica a gerente do Centro, Raquel Andrade.

As escolas que terão curso de Libras nesse primeiro semestre são U.E. Matias Olímpio, U.E. Adamir Leal, Ceep José Pacífico, Ceti Darcy Araújo, Ceja Arthur Furtado e U.E. Anísio Brito, de Piracuruca, que conta com quatro surdas que foram alunas do CAS e hoje são contratadas pela Seduc para ministrar o curso de Libras.

"Hoje, no Estado, toda escola com aluno surdo matriculado tem intérprete de Libras. As que ainda não têm receberão esse profissional até o início do ano letivo", garante Raquel. Durante a semana, os instrutores participaram da palestra de Iago Mendes, instrutor de Libras do CAS, que atualizou os profissionais com os novos sinais em Libras.

O CAS Piauí atende mais de 200 pessoas com surdez e oferece diversos cursos de Formação em Libras, Libras Intermediário (II), Prática de Libras, Libras Avançado e Curso de Formação de Tradutor Intérprete de Libras (TILS), com o objetivo de capacitar educadores, surdos e comunidade em geral.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: