Arte e Cultura

Lençóis Jazz e Blues Festival inicia em Barreirinhas nesta sexta-feira

Lençóis Jazz e Blues Festival, Barreirinhas, São Luís

Quarta - 03/08/2016 às 14:08



A partir desta sexta-feira (5/08), a cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, será embalada ao som do jazz e do blues com a 8ª Edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, maior projeto de música e responsabilidade social do Maranhão. Realizado pela Tutuca Viana Produções o evento conta com o patrocínio da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e terá ampla programação. Serão 17 shows, seis oficinas de música (quatro delas em Barreirinhas e duas em São Luís), uma palestra, duas exposições de fotografia e três jams sessions. A programação é totalmente gratuita.

CIRCUITO BARREIRINHAS- Em Barreirinhas, os shows serão realizados a beira do Rio Preguiças, na Avenida Beira Rio, nos dias 5, 6 e 7 de agosto. Os shows seguem a seguinte programação: SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, apresentam-se Carlos Malta Quarteto às 20h, Liz Rosa Trio às 21h15 e Camila Boeuri às 22h30; no SÁBADO, dia 6 de agosto, fazem show no festival Sérgio Galvão às 20h, Rodrigo Nézio às 21h15 e Paulinho Moska, encerrando a noite, às 22h30. Já no DOMINGO, dia 7 de agosto, último dia do festival, passarão pelo evento Marconi Rezende às 20h, Nicolas Krassik e Mestrinho às 21h15 e André de Sousa MB, às 22h15.

Além dos shows, haverá uma PROGRAMAÇÃO PARALELA com oficinas, palestras e exposições de primeira qualidade. Na SEXTA-FEIRA, dia 5 de agosto, das 10h às 12h, acontece a OFICINA DE CANTO ministrada por Liz Rosa (RN), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, das 15h às 18h, será realizada uma OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, com Márcio Melo, Presidente do Clube de Fotografia Poesia do Olhar, e o fotoclubista Marco Aurélio Nogueira da Silva.

No mesmo horário, no piso térreo do salão paroquial da Igreja Matriz, ocorre a PALESTRA POLÍTICAS PÚBLICAS DO MINISTÉRIO DA CULTURA, ministrada por Yuri Sampaio Cartellato Logrado, representante regional do Nordeste do Ministério da Cultura do Maranhão (MinC-MA).

No dia seguinte (6/08), SÁBADO, iniciando as atividades, no período da manhã, das 10h às 12h, será realizada a OFICINA DE SAXOFONE que será ministrada por Sérgio Galvão (RJ), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). No mesmo local, será realizado o segundo dia da OFICINA DE FOTOGRAFIA DE CELULAR, das 15h às 18h.

E para quem gosta de dar aquela esticadinha, não vão faltar as tradicionais JAMS SESSIONS em Barreirinhas. Os encontros musicais são realizados após os shows oficiais do Lençóis Jazz & Blues Festival e acontecem todos os dias do festival, no Bar Terraço Gourmet (antigo Deck Bistrô), na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

NOVIDADE- Este ano, a grande novidade na programação do Circuito Barreirinhas é a integração entre os mundos da música e da fotografia, pois além das oficinas de fotografia de celular, a cidade ganhará a exposição fotográfica “Música no Olhar” que será realizada durante todos os dias do festival, na Praça do Trabalhador. Uma realização do Clube de Fotografia Poesia do Olhar que terá a música como inspiração.

CIRCUITO SÃO LUÍS- No fim de semana seguinte, nos dias 12 e 13 de agosto, o festival será realizado na capital maranhense. E o grande palco do evento será mais uma vez a Praça Maria Aragão, onde serão realizados seis shows de grandes artistas. Na SEXTA-FEIRA, dia 12, abrirá a programação em São Luís, às 20h, o músico Ademir Júnior Quarteto e o saxofonista francês Baptiste Herbin, como convidado especial. Em seguida, se apresentam Filó Machado e Felipe Machado, às 21h15, e o grupo vocal Boca Livre, encerrará a programação do primeiro dia, às 22h15. No SÁBADO, dia 13/08, segundo e último dia do festival, será a vez de Ronald Santos e Quarteto, às 20h; de Gilson Peranzetta e Trio, às 21h15; e da cantora americana Whitney Shay, que contará com a participação luxuosa de Igor Prado e banda, às 22h15.

Assim como no Circuito Barreirinhas, São Luís também receberá as oficinas, palestras e exposições. Em São Luís, a programação será iniciada na QUINTA-FEIRA, dia 11 de agosto, com a OFICINA DE VIOLÃO ministrada por Filó Machado e Felipe Machado (SP), das 16h às 18h, no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa, localizada à Rua da Estrela, 363 - Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. Já na SEXTA-FEIRA, dia 12, será realizada a OFICINA DE MÚSICA E CANTO, apresentada pelo grupo vocal Boca Livre, do Rio de Janeiro. A oficina ocorrerá das 9h30 às 12h, também no Auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão. De Barreirinhas para São Luís, a exposição fotográfica Música do Olhar expõe o universo da fotografia, também, na capital maranhense, entre os dias 12 e 13 de agosto, na Praça Maria Aragão.

O Lençóis Jazz e Blues Festival em Números- A expectativa dos organizadores para 2016 é de que o público total do festival seja de cerca de 16 mil pessoas. Gente de todas as idades e de várias partes do mundo que, além de curtir a vasta programação cultural poderá conhecer as belezas naturais, culturais e históricas dos principais destinos turísticos maranhenses. Segundo estimativas da Tutuca Viana Produções, realizadora do evento, cerca de 56 mil espectadores já participaram do Lençóis Jazz e Blues Festival, que ao longo de sua história, gerou mais de 150 empregos temporários diretos e indiretos para músicos, cantores, técnicos de luz, de som, produtores, diretores de palco, fotógrafos, jornalistas e oficineiros.

O VIII Lençóis Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), da Vivo, por meio da Plataforma Vivo Transforma e do governo do Estado do Maranhão via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e os apoios culturais das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Maranhão, da FIEMA/SESI, SEBRAE, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur, TV Mirante, TV Ufma, Cantinho Doce, Escola Lilah Lisboa, Rota das Trilhas, Foto Clube Poesia no Olhar, além das parcerias das Pousadas Murici, Paraíso dos Lençóis, Solar das Gaivotas, do Riacho, Pousada Paraíso dos Guarás, Pousada do Rio, Pousada Buriti, Pousada Beira Rio, Pousada Lins, do Gran Solare Lençóis Resort e dos restaurantes Terraço Gourmet e Zaitun.

Vivo Transforma

O Lençóis Jazz e Blues Festival é apoiado pela Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada pela empresa em 2015 para promover a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas voltadas principalmente à música. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL- você confere no site www.lencoisjazzeblues.com.br e nas suas redes sociais: Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

SHOWS DO CIRCUITO BARREIRINHAS (DIAS 05, 06 E 07/08/2016)- AVENIDA BEIRA RIO

SEXTA-FEIRA (DIA 05/08/2016)

· 20:00h- CARLOS MALTA QUARTETO- O músico dos sopros, Carlos Malta, conhecido como O Escultor do Vento, é multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, dono de um estilo totalmente original e criativo. Lançou vários CDs, entre eles Rainbow, em duo com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti, indicado ao Prêmio Sharp. Além disso, outros de seus trabalhos, também renderam bons elogios, indicações e prêmios, como a parceria com Pife Muderno, indicado ao Grammy Latino e Pimenta, homenagem a “Pimentinha” Elis Regina, que vai para sua 3ª edição. Carlos Malta é conhecido, ainda, por sua versatilidade na sala de aula – ele já deu aulas, como educador, em várias partes do mundo, como Dinamarca, França e Estados Unidos.

· 21:15h- LIZ ROSA TRIO- A carreira profissional da cantora potiguar Liz Rosa teve início em meados de 2002, aos 16 anos. Em 2012, Liz Rosa, que mora no RJ, comemorou 10 anos de carreira e lançou, em parceria com a Som Livre, seu álbum de estreia. O disco, predominantemente, balançado pelo sambajazz, teve os arranjos cuidadosamente concebidos por Ricardo Silveira. Atualmente, a cantora comemora a repercussão da turnê europeia, com o show Cai Dentro – mesmo show que será apresentado na volta ao Brasil, no palco do VIII Lençóis Jazz & Blues Festival (Maranhão).

· 22:30h- CAMILA BOUERI- A maranhense Camila Pinho Unes Boueri, mais conhecida como Camila Boueri, é cantora, e iniciou sua atividade musical em 2008. De lá para cá, ela atuou em algumas bandas e começou a investir mais em soul music, com repertório cover de cantoras como Adele, Joss Stone, Amy WhineHouse, Aretha Franklin, entre outras. Em 2014, ela participou do VI Lençóis Jazz e Blues festival com o jazzista Augusto Pellegrini. A partir daí, assumiu sua veia artística de intérprete, não pretendendo mais estar vinculada a um estilo em especial, mas a momentos distintos da música. Recentemente, ela chama à atenção nos palcos maranhenses com o trabalho 1,2,3, em conjunto com as cantoras Tássia Campos e Milla Camões. Além disso, seu primeiro CD solo será lançado este ano (2016).

SÁBADO (DIA 06/08/2016)

· 20:00h- SÉRGIO GALVÃO- Nascido em uma família genuinamente musical, Sérgio Galvão é um dos músicos que mais contribuíram para a produção musical no Brasil desde meados da década de 1980, quando foi de Brasília para o Rio de Janeiro. De lá pra cá, tocou e gravou com os mais respeitados artistas brasileiros, como Roberto Carlos, Roberto Menescal, entre outros. Em 2013, após quase 30 anos de carreira, Sérgio foi para os EUA onde gravou e lançou seu álbum de estreia, Phantom Fish - um apanhado da carreira do saxofonista, que reúne composições próprias e releituras de Moacyr Santos e Baden Powell. Com ótima aceitação nos EUA, o álbum chegou a ser indicado ao Grammy Awards 2014, em duas categorias. Em alta, o saxofonista se mudou para a França em 2015, onde, atualmente, se dedica ao seu quarteto com alguns dos mais celebrados nomes da cena parisiense, como o baixista cubano Felipe Cabrera e seu conterrâneo e baterista, Lukmil Perez. Em 2016, Galvão e seu quarteto seguem para uma série de shows em Festivais da Europa, Austrália e Brasil, como o Lençóis Jazz & Blues Festival.

· 21:15h- RODRIGO NÉZIO (blues rock)- É um guitarrista de blues mineiro com dois discos de blues gravados. O primeiro deles saiu em 2008. Com músicas autorais, o álbum ganhou o Prémio Banca do Blues de Melhor CD, no Rio de Janeiro. O segundo registro veio dois anos depois, intitulado Hello Pretty Baby - uma coletânea de clássicos do Blues Norte Americano, feito em parceria com o gaitista Jefferson Gonçalves. O guitarrista já se apresentou em vários festivais nacionais, como o Rio das Ostras Jazz e Blues (RJ), Ibitipoca Blues (MG), Canoa Blues (CE), entre outros. Sobre o Lençóis Jazz & Blues Festival, o músico está ansioso. “É um grande prazer e estamos muito empolgados. Vai ser bem alegre e descontraído”, disse Rodrigo Nézio.

· 22:30h- PAULINHO MOSKA- O cantor e compositor Paulinho Moska tem 20 anos de carreira solo. Já emplacou 13 temas em trilhas da TV Globo – 11 deles, em sua própria voz. São músicas que se tornaram bem populares em novelas e minisséries, como “O Último Dia” (“O Fim do Mundo)”, “A Seta e o Alvo” (“Zazá”), “Pensando em Você” (“Agora É que São Elas”) e “Tudo Novo de Novo” (tema de abertura da minissérie homônima). Um dos nomes mais aguardados desta edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, Paulinho Moska traz para o Maranhão os seus 20 anos de carreira solo. E se apresenta com sua Voz e Violão. O repertório é composto por Pensando em Você, A Seta e o Alvo, A Idade do Céu, Lágrimas de Diamantes, Último Dia, Tudo Novo de Novo, Namora Comigo, Somente Nela, Admito Que Perdi, Relampiano, Quantas Vidas Você Tem?, Sem Dizer Adeus e Muito Pouco, entre outras. Recentemente gravou a música “Tudo Que Acontece de Ruim É Para Melhorar” para a novela “Êta Mundo Bom!”. Voz e Violão é um show solo intimista. É poesia cantada.

DOMINGO (DIA 07/08/2016)

· 20:00h- MARCONI REZENDE- Autodidata, filho de violonista, Marconi Jorge Rezende descobriu seus primeiros acordes aos 17 anos de idade na solidão das madrugadas ouvindo João Bosco. Por volta de 1992, iniciou-se como cantor em um bar na Ilha de São Luís. A paixão pela música fez Marconi mergulhar na criação musical e literária de suas composições, buscando sempre a originalidade. No Rio de Janeiro, onde residiu alguns anos, ele gravou seu primeiro CD, intitulado Estrelando. Autêntico, sem esconder suas predileções, tem releituras de vários artistas consagrados, tanto na voz, quanto na construção de suas composições. No Lençóis Jazz & Blues Festival apresentará um repertório especial de Chico Buarque, uma de suas maiores inspirações.

· 21:15h- NICOLAS KRASSIK e MESTRINHO- Virtuoso e carismático, o duo formado pelo sanfoneiro brasileiro Mestrinho e pelo violinista francês Nicolas Krassik, apresentará o show baseado no repertório vibrante que vai de Jacob do Bandolim e Garoto a Dominguinhos, Sivuca, Chico Buarque e Baden Powell, além de músicas autorais dos instrumentistas. A dupla se conheceu quando foram chamados para acompanhar Gilberto Gil, no show Fé na Festa. A identificação entre os dois foi imediata: o gosto por choro, samba, forró, a admiração incondicional por Dominguinhos e a liberdade de improviso devido ao estudo e à prática do jazz levaram a dupla a se unir em um projeto, em 2015. “No Lençóis Jazz & Blues Festival a dupla apresentará um “repertório escolhido com muito carinho, procurando equilibrar músicas conhecidas com outras inéditas ou autorais”, comenta Krassik.

· 22:30h- ANDRÉ DE SOUSA- Considerado o maior expoente da guitarra blues do Piauí e um dos maiores do nordeste, André de Sousa, que já atuou como sideman de incontáveis artistas e bandas, é uma das atrações confirmadas da edição 2016 do Lençóis Jaz & Blues Festival. Ele já tocou com grandes músicos como Kenny Brown (EUA), Jefferson Gonçalves, Fernando Noronha, Andreas Kisser, Vasco Fae, Donny Nichilo (EUA), Celso Blues Boy, André Matos, Atiba Taylor (EUA), Greg Wilson (Blues Etílicos), Danny Vincent, só para citar alguns. O músico, que também já apreentou-se em grandes festivais, traz para o Maranhão o show Mojo, Blues e Patuá, onde serão apresentados clássicos de BB King, Stevie Ray Vaughan, Albert Collins, Robben Ford e Luiz Gonzaga. Fazendo voz e guitarra, André de Sousa será acompanhado por Flávio Nogueira (baixo), Sandro Saldanha (bateria) e Vinícius Bean (teclado).

SHOWS DO CIRCUITO SÃO LUIS (DIAS 12 E 13/08/2016)- PRAÇA MARIA ARAGÃO

SEXTA-FEIRA (DIA 12/08/2016)

· 20:00h- ADEMIR JUNIOR QUARTETO E BAPTISTE HERBIN ( SAXOFONISTA FRANCÊS)-Ademir Junior tem revolucionado a história do saxofone no país popularizando as possibilidades técnicas do instrumento. Já o francês Baptiste Herbin, vencedor do prêmio JAZZ em 2013, com seu primeiro álbum Brother Stoon, traz na bagagem a sua atuação constante em shows, aulas e cursos por todo o mundo. Para o Maranhão, eles trarão um repertório que mistura MPB e Jazz, acompanhados dos músicos Marcelo Corrêa (piano), Daniel Castro (baixo) e Pedro Almeida (bateria). Após uma turnê de sucesso na França, o projeto O Brasil do Saxofone, desenvolvido pela dupla, desembarcou no Brasil com apresentações e gravação de CD ao vivo. Celebrando a grande contribuição que o saxofone, como instrumento musical, tem dado à cultura e música brasileira e internacional, Baptiste e Ademir, fenômenos do saxofone internacional, conduzirão um grande espetáculo na VIII Edição do Lençóis Jazz e Blues Festival.

· 21:15h- FILÓ MACHADO E FELIPE MACHADO- Filo Machado é cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador. Com 50 anos de carreira, 11 CDs lançados e 1 indicação ao Gammy Latin Jazz, recebe o merecido título de "mestre da música". Ao longo de sua carreira, apresentou-se em dezenas de países. Dividiu palco com nomes como: Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Kenny Barron, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas,Tetsuo Sakurai e outros. Nas gravações de discos, parcerias com: Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Cesar Camargo Mariano, Djavan, Jorge Vercillo, Kenny Barron, SWR Big Band Stuttgard, Warvey Waynapel. Apresentou-se em importantes teatros e festivais: Teatre de Bercy (Paris) Carnegie Hall (New York) Massey Hall (Toronto) Motion Club (Yokohama) Java Jazz Festival (Jackarta) Teatre Flagey (Bruxelles), Teatro Nacional Sucre(Quito), Teatro de Kiev(Kiev), D\'izzys Club Coca Cola (New York), Pescara Jazz( Ilhas Canárias), Festival de Jazz de Barquisimeto(Venezuela), Jazz & Blues do Maranhão(Brasil), Jericoacoara Jazz(Brasil), Ibitipoca Jazz (Brasil) e Santos Jazz(Brasil). Em 2011, embarcou para a cidade de Boston(EUA), onde ministrou durante 2 semanas, Master Class para alunos e professores da conceituada Berklee College of Music. Em Agosto de 2013, apresentou-se em Moscou e em outubro retornou pela 5º vez à Ucrânia para mais um show. Em 2014, realizou turnê pela Rússia. Já realizou turnê também no Japão (Tóquio/Nagoya) onde participou do Festival de Música Brasileira e no EUA(Seattle-WA/Portland-OR).

Felipe Machado (neto de Filó Machado)- carrega no sangue o talento artístico. Bisneto do violonista e maestro Geraldo Machado, neto do cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador Filó Machado e da compositora e escritora Judith de Souza, sobrinho do baterista Sergio Machado e filho da produtora musical Camila Machado, realiza trabalhos artísticos desde os 3 anos de idade. Em 2009, integrou o elenco do musical da Brodway “A Bela e a Fera”, durante 8 meses. Seu personagem era o CHIP. Em 2012, participou de 3 shows do cantor Daniel, no show: Daniel 30 anos -O Musical. Em 2013, realizou várias participações nos shows do avô Filó Machado, além de participar do Jornal da Record News com Heródoto Barbeiro. Cantando e tocando violão, possui um repertório genuinamente brasileiro com quase 30 canções de Tom Jobim, Pixinguinha, Lô Borges, entre outros. Desde 2011, possui uma bolsa integral no Conservatório Souza Lima, que é um dos conservatórios mais conceituados da América Latina e, que é filiado à Berklee College Of Music, mais conceituado conservatório de música do mundo. Felipe garante 100% de aproveitamento, conquistando uma matéria na revista eletrônica intitulada: Destaque do mês. Em 2014, participou do programa Sr. Brasil, de Rolando Boldrin.

Filó Machado (avô) e Felipe Machado (neto), iniciaram um trabalho juntos por meio dos estudos – o avô ensinou os primeiros acordes para o neto em setembro de 2012. Após dois anos e alguns meses de estudos diários, eles construíram uma relação que ultrapassa os laços familiares, tornando-se um trabalho sério, com shows no Brasil e exterior. Em 2014, eles realizaram uma turnê de 21 dias, nas cidades de Tóquio (Japão) e Seattle (EUA). No palco, a dupla interpreta grandes obras da música brasileira, standards de jazz e músicas autorais de Filó Machado. Na 8ª edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, eles estarão acompanhados do virtuoso pianista Fabio Leandro, que acompanha Filó desde 2008.

· 22:15h- BOCA LIVRE - Boca Livre é um quarteto vocal / instrumental formado por Zé Renato (1ª voz e violão), Lourenço Baeta (2ª voz, flauta, violão e percussão), David Tygel (3ª voz e viola de 10 cordas) e Mauricio Maestro (4ª voz, contrabaixo, violão e arranjos vocais). O grupo iniciou a carreira em 1978 e teve as primeiras aparições em disco ao lado de Milton Nascimento e Edu Lobo. O primeiro álbum, independente, gravado em 1979, teve uma venda recorde de mais de 100.000 discos, e chegou aos primeiros lugares nas paradas de sucesso em 1980. O segundo, Bicicleta, também independente, teve participações especiais de Tom Jobim e Naná Vasconcelos. A partir da ida do grupo para a gravadora Polygram, hoje Universal, foram gravados os seguintes álbuns: Folia (1981 – Polygram); Boca Livre (1983 – Polygram); Boca livre em concerto (1989 – Som Livre); Dançando pelas Sombras (1992 – MP,B e Green Linnet - USA); Song Boca (1994 – Velas); Americana (1995 – Velas); Boca Livre convida – 20 anos (1998 – Indie Records); Boca Livre e 14 Bis, ao vivo (1999 - Indie Records); Boca Livre, e ao Vivo – CD e DVD (2006 – Universal) e Amizade (2013 – MPB). O show que o grupo trará ao VIII Lençóis Jazz e Blues Festival tem o nome do último CD, Amizade, e inclui algumas canções do álbum, como a faixa título, de Marcos Valle e Mauricio Maestro, “Paixão e Fé”, de Tavinho Moura e Fernando Brant, e “Baião do Acordar”, do contrabaixista Novelli. Além dessas, o público ouvirá canções como “Barcarola do São Francisco” e “Caravana”, ambas de Geraldo Azevedo, com letras de Carlos Fernando e Alceu Valença, respectivamente. Mas não faltarão os grandes sucessos do Boca Livre, como “Toada”, “Quem Tem a Viola”, “Mistérios”, “Cruzada”, “Bicicleta”, “Folia”, “Ponta de Areia” e um arranjo para o clássico de Pat Metheny, “The First Circle”. O grupo lançou o cd “Amizade” para celebrar mais de três décadas de parceria musical, com um repertório renovado a partir de refinadíssimo garimpo realizado por Maurício Maestro (contrabaixo, violão e vocal), Zé Renato (vocal e violão), David Tygel (viola e vocal) e Lourenço Baeta (flautas, violão e vocal).

SÁBADO (DIA 13/08/2016)

· 20:00h- RONALD SANTOS E QUARTETO- O artista Ronald Santos tem várias facetas musicais. Músico, guitarrista, produtor e arranjador musical, ele começou sua carreira tocando guitarra na igreja com 12 anos e, ao longo de sua carreira, já acompanhou vários cantores maranhenses. Entre eles, artistas como Mano Borges, Tutuca Viana, Ronald Pinheiro, Josias Sobrinho, Celso Reis, Carlinhos Veloz, Beto Pereira, Rosa Reis, Djalma Chaves, Zé Carlos Dafé e Fernando de Carvalho. Ao longo da estrada, alguns artistas nacionais, também, figuram na trajetória de Ronald Santos, como Maurício Paes, André Valadão, Jorge Araújo, Eual Paula e Daniele Araújo. Atualmente, ele é responsável pelos trabalhos de produtor musical da empresa Quebrantar Music.

· 21:15h- GILSON PERANZETTA E TRIO- 60 anos de música. 70 anos de vida. Este é Gilson Peranzzetta, um artista completo (pianista, compositor, arranjador, produtor e maestro) e um dos mais renomados músicos brasileiros da atualidade, referência na música brasileira. Vencedor de cinco Prêmios da Música Brasileira, citado pelo maestro e produtor Quincy Jones como um dos maiores arranjadores do planeta, Peranzzetta é um dos nomes brasileiros de maior reconhecimento no Brasil e no exterior. Para o show na 8ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival, Gilson Peranzzetta se apresenta em trio ao lado de Rômulo Gomes (baixo) e João Cortez (bateria).

· 22:15h- WHITNEY SHAY (USA) E IGOR PRADO E BAND- A jovem Whitney Shay, natural da Califórnia nos EUA, acumula uma larga experiência nos palcos. Cantora e atriz desde os três anos de idade, ela já participou dos principais festivais do gênero nos EUA, como o Doheny Blues Festival, Gator By The Bay Festival, San Diego Blues Festival, San Diego Film Awards e o San Diego Music Awards. Recentemente, o seu primeiro álbum, Soul Tonic, elogiado pela crítica, foi indicado para a categoria de Álbum do Ano, no San Diego Music Awards. Conhecida como uma artista completa e versátil, Whitney Shay passeia pelo jazz, swing e R&B com a classe dos antigos performers americanos dos anos 1940 e 1950 - uma característica muito rara numa artista jovem atualmente.

Igor Prado- Canhoto, desenvolveu um estilo um pouco diferente de tocar virando uma guitarra de destro de cabeça para baixo, com as cordas invertidas do instrumento. Aprofundou-se na linguagem do blues tradicional e west coast swing, estilo que mistura o blues com elementos do swing, famoso movimento de jazz dançante dos anos quarenta. Com o irmão Yuri Prado na bateria, Rodrigo Mantovani no contrabaixo elétrico e acústico, e Denílson Martins no saxofone barítono forma a Igor Prado Band. O guitarrista já fez excursões com renomados artistas americanos como Steve Guyger e R.J Mischo, entre outros.

Já produziu álbuns lançados no Brasil e nos EUA. Em 2007, conseguiu um feito inédito para um artista brasileiro: foi indicado pela revista canadense “Real Blues” e pela britânica “Blues Matters” na lista dos melhores álbuns do ano que contou com diversos artistas consagrados do cenário norte-americano. Em 2009/10, a Igor Prado Band participou de um dos maiores festivais do genêro nos EUA, o Doheny Blues Festival, ao lado de artistas como The Black Crows, Crosby, Still & Nash, Kim Wilson, Robert Cray e Taj Mahal, entre outros. Em dezembro de 2010, a Igor Prado Band tornou-se a única banda sul-americana da história a figurar pelo TOP #10 (Álbuns mais executados nos EUA - Living Blues Chart) na posição #2 com artistas como Buddy Guy (#1), Junior Wells e Robert Cray, entre outros.

Atualmente é a banda sul-americana mais ativa no cenário internacional excursionando pelo mundo afora participando de grandes festivais. Já se apresentou na Argentina, Bélgica, Chile, Dinamarca, Paraguai, México, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Palma de Mallorca e Estados Unidos.





 

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: