Leilão da Cepisa vai acontecer na próxima semana

O governo decidiu adiar o leilão das outra 5 distribuidoras da Eletrobras para 30 de agosto e manteve a do Piauí


Esteves Colnago, ministro do Planejamento

Esteves Colnago, ministro do Planejamento Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O leilão da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), distribuidora de energia elétrica da Eletrobrás no Piauí, vai ocorrer no próximo dia 26 de julho, é o que disse o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, nesta segunda-feira, 16.

Ainda conforme o ministro, o leilão das outras cinco distribuidoras subsidiárias da estatal que seriam originalmente ofertadas no fim deste mês, será prorrogado 30 de agosto.

Ao Estadão/Broadcast, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, informou que o governo poderia fazer o leilão em duas etapas. Na primeira, em 26 de julho, seriam vendidas as distribuidoras do Piauí, Acre e Rondônia.  Na segunda, após a derrubada da liminar do STF e da aprovação do projeto de lei no Senado, seria a vez das empresas de Alagoas, Amazonas e Roraima.

Na última sexta-feira, 13, a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recorreram da decisão que suspendeu a licitação marcada para o dia 26 de julho. Agora o governo corre para derrubar as liminares que impedem as vendas e realizar a disputa.

“Nós tínhamos duas opções: prorrogar as seis, esperando a lei passar ou, que é o que a gente está optando, manter o leilão das Centrais Elétricas do Piauí agora no dia 26”, disse Colnago, acrescentando que “as outras cinco vão ficar para um leilão no dia 30 de agosto”.

O novo prazo deve-se à necessidade de aguardar a aprovação no Senado de um projeto de lei visto como importante para viabilizar a venda das distribuidoras que operam na Região Norte e a uma decisão judicial específica que trava a venda da empresa que opera no Alagoas, a Ceal.

Fonte: Estadão

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: