Cidade

Laudo conclui que sala de Raio X da UPA do Renascença é segura

Fonte: FMS | Editor: Da Redação 02/06/2017 09:26
Raio X está em perfeitas condições Raio X está em perfeitas condiçõesFoto: Divulgação

Laudo solicitado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) constata que a sala de Raio X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pastor José da Silva Neto, do Renascença III, está dentro dos padrões para seu normal funcionamento. Desta forma, a sala de raio X da UPA do Renascença volta a funcionar normalmente amanhã (3).

A análise foi feita esta semana pelo físico Francisco Luciano Viana, supervisor em Radioproteção na Área de Física de Radioterapia. Segundo o laudo, feito com base na análise dos valores das medidas de exposição à radiação ionizante no setor de radiologia da unidade, foi considerado que o local atende, do ponto de vista blindagem, aos requisitos exigidos pela portaria 453 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que regulamenta o uso de radiações ionizantes na medicina e odontologia no Brasil.

“A análise constatou que não há fuga de radiação nas salas”, informa a diretora da UPA do Renascença Gina Nogueira. “A radiação constatada está dentro da normalidade ”, explica.

A FMS havia solicitado ao Hospital Universitário (HU) o levantamento radiométrico e fornecimento de equipamentos e profissionais para analisar a questão do suposto vazamento de radiação na sala de Raio X da UPA do Renascença. A solicitação foi feita porque somente o HU tem profissionais especializados para este fim.

Durante este tempo, visando garantir a segurança dos profissionais e da população, a sala esteve fechada e o serviço encaminhado para o Hospital do Dirceu.

Comentários