Geral

Lagoas Ambiental retira 360 toneladas de lixo de lagoa do Nova Brasíli

Mazerine Limpeza Prefeitura de Teresina Lagoas Ambiental Projeto

Terça - 01/09/2015 às 15:09



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
O projeto Lagoas Ambiental, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina na área de abrangência do Programa Lagoas do Norte, realiza a limpeza da Lagoa do Mazerine, localizada no bairro Nova Brasília, zona Norte da capital. A ação, que teve início no último dia 24 e segue até o dia 17 de setembro, já retirou 360 toneladas de lixo e aguapés da lagoa.

De acordo com o gerente de Serviços Urbanos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU/CN), Izaú Araújo, 20 homens estão trabalhando no local fazendo a retirada de lixo da lagoa.

“A lagoa estava completamente tomada de aguapés e lixo e 20 homens trabalham diariamente fazendo a limpeza do local. No dia 17, entregaremos a lagoa limpa à comunidade e faremos também uma ação ambiental, visitando os moradores e falando sobre a importância da correta destinação do lixo. É de fundamental importância conscientizar a população sobre esse problema do lixo e deixar claro que o espaço público também tem que ser cuidado pelos moradores”, declarou Izaú Araújo.

Para a coordenadora social do Programa Lagoas do Norte, Conceição Ferreira, é importante discutir com a sociedade sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e das águas servidas para a saúde da população: “A lagoa não tinha espelho dágua, estava completamente suja. Provavelmente, ela também estava cheia de água residual e esgoto. Por isso, além de limpar, também é importante conscientizar a população sobre os benefícios do esgotamento sanitário. Pois, se não houver ações mínimas de limpeza, a lagoa pode se transformar num veículo propagador de doenças”, observou.

O projeto Lagoas Ambiental é uma ação do Programa Lagoas do Norte, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Planejamento (SEMPLAN); de Educação (SEMEC); de Meio Ambiente (SEMAM); e de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS); a Fundação Municipal de Saúde (FMS); e a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro Norte (SDU/CN).

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: