Lagoa do Portinho está seca e emociona turistas

a Lagoa do Portinho, em Parnaíba, Litoral do Piauí, foi um grande atrativo para turistas durante fé


A Lagoa do Portinho ficou só na lembrança

A Lagoa do Portinho ficou só na lembrança Foto: Gilcilene Araújo/G1

A Lagoa do Portinho, em Parnaíba, Litoral do Piauí, já foi um grande atrativo para turistas durante férias e feriados prolongados. Sem chover regularmente na região há quatro anos, o local, que foi um dos mais belos cartões postais do estado, está ameaçado pela estiagem e pelo processo acelerado de assoreamento. O cenário hoje é de desolação e quem ainda aventura passar por lá fica assustado com o que vê.

Um grupo de turistas cearenses visitou a Lagoa do Portinho nesta semana e lamentou a situação encontrada. “Fiquei impressionada com o cenário, não entendo como aquela quantidade de água sumiu. Fizemos diversas fotos para mostrarmos aos familiares o que restou da Lagoa do Portinho”, disse a aposentada Vitória Resende.

A enfermeira Maria do Carmo esteve com família no local e também ficou perplexa com a estiagem.“Em setembro estive no local e havia pouca água, mas ao retornar agora fiquei perplexa por tinha menos água ainda. Foi um suto muito grande vê a Lagoa secando sem ninguém fazer nada”, lamentou.

A estudante de turismo Thaiane Chves afirmou que visitava o local com frequência, mas não percebeu que a água estava acabando. Segundo ela, o processo aconteceu de forma muito rápida. “Não dá para acreditar que estou no meio da Lagoa do Portinho. Em 2013 isso tudo aqui era água e hoje mais parece com o sertão. A lagoa secou muito rápido”, afirmou.

Prejuízos

Quando o volume de água era intenso, os momentos de diversão com os passeios de banana boats e lanchas incrementavam as vendas nos bares e restaurantes instalados ao redor do ponto turístico. Atualmente, dos sete restaurantes instalados no local apenas dois tentam sobreviver em meio ao triste cenário.

Uma das bananas boats está amarrada no teto de um dos estabelecimentos. A placa que antes convidava a fazer os passeios hoje é apenas um quadro para guardar na lembrança. A comerciante Maria dos Anjos Rodrigues, conhecida por Lili, trabalhou durante muitos anos oferecendo passeios de banana boat, mas encerrou as atividades e deixou de gerar emprego e renda para outras pessoas da comunidade.

“As atividades desenvolvidas aqui na Lagoa do Portinho eram responsáveis pelo sustento de muitas famílias. Na época de férias, milhares de pessoas visitavam o local, hoje não temos mais isso porque os poucos visitantes que vêm para passear pela lagoa só param apenas por alguns minutos para fazer fotos e vão embora. Não gosto nem de olhar para esse mar de terra que se transformou nossa Lagoa do Portinho”, lamentou o empresário Aluísio Soares dos Santos, dono de um restaurante há quase 30 anos.

A seca da Lagoa também trouxe prejuízos para os moradores de uma comunidade que sobreviva da pesca e de outras atividades. Jaqueline Braga é filha de pescador e revelou que a família precisou encontrar outra ocupação.

“Éramos sustentados com o dinheiro que ganhávamos da pesca, mas agora está difícil, tivemos que aprender outras atividades para não morrermos de fome. Agora é uma pena saber que as gerações futuras não poderão usufruir da beleza que foi a Lagoa do Portinho”, disse a jovem.

Soluções

A Câmara de Vereadores de Parnaíba realizou na quarta-feira (21) uma audiência pública com objetivo de buscar soluções a situação na Lagoa do Portinho. A reunião foi proposta pelo vereador Carlson Pessoa (PSB).

O superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Moura Fé, relatou que a falta de chuvas foi a responsável pela seca da Lagoa do Portinho. Para ele, somente o retorno de precipitação acima da média trará o volume de água necessário para amenizar a seca.

No entanto, o vereador denunciou que a intervenção humana, para criação de peixe, camarão e barragens particulares também contribuíram para o assoreamento da lagoa. Durante o debate, diversas soluções foram apresentadas, entre elas a do engenheiro agrônomo Josenildo Lacerda que propôs a transposição do Rio Parnaíba até o local.

Conforme o engenheiro, o trabalho pode ser feito através de um sistema de canais. Para Josenildo Lacerda, a alternativa também ajudará moradores da comunidade. Moura Fé declarou que qualquer intervenção precisa ser estudada com calma para que seja analisada a viabilidade do projeto. 

Fonte: G1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: