Lago de Boa Esperança alcança 94,77% da capacidade

No dia 7 de abril, a Chesf teve que abrir duas comportas da Barragem de Boa Esperança


Lago de Boa Esperança

Lago de Boa Esperança Foto: Guadalupeagora.com

O reservatório da usina de Boa Esperança, no município de Guadalupe, à 352 km de Teresina, atingiu 94,77% da capacidade de armazenamento de água, segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).. O volume é o maior já registrado entre os meses de março e abril. No dia 7 de abril, a Chesf teve que abrir duas comportas da Barragem de Boa Esperança. 

A companhia emitiu um boletim para Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), no qual informava o aumento da vazão de água para 800m³/s.

Devido aos volumes registrados, no dia 16 de abril, O Ministério Público Federal no Piauí, por meio da procuradora da República Cecília Vieira de Melo Sá Leitão, instaurou um procedimento para fiscalizar o funcionamento da Usina Boa Esperança.

A procuradora disse ter recebido um ofício informando sobre a existência de usinas hidrelétricas em operação no Estado do Piauí, que nos últimos dois anos não apresentaram comprovação de estarem em conformidade com a Lei nº 12.334/2010, na Política Nacional de Segurança de Barragens.

No dia 26 de março, o registro mais antigo disponível pela Chesf, o reservatório apresentava um volume bem menor, de apenas 74,81%, sendo que a vazão de água era de apenas 242 m³/s.

Fonte: Guadalupeagora.blogspot.com

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: