Polícia

Justiça nega soltura do chefe de esquema de fraudes em licitações em Cocal

Sexta - 14/07/2017 às 13:07



Foto: Reprodução/PRF Operação
Operação "Escamoteamento"

O juiz da 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça negou o pedido de habeas corpus apresentado por Carlos Kenede Fortuna de Araújo, apontado como chefe da quadrilha especializada em fraudar licitações, que foi preso em abril deste ano na Operação Escamoteamento, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da 1ª Promotoria de Justiça de Cocal.

 No total, 13 pessoas foram presas durante a operação. Segundo o GAECO, os denunciados eram membros do núcleo de operadores da organização criminosa responsável por diversas fraudes em licitações no município de Cocal, nos anos de 2013, 2014 e 2015. O Ministério Público requereu a condenação de todos eles pela prática dos crimes de fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

No período em que o crime ocorria, a Prefeitura de Cocal efetivou inúmeras contratações de empresas sediadas no Estado do Ceará, com a transferência de vultosos valores, para a execução de obras no município. Contudo, as construções e reformas eram de péssima qualidade. De acordo com o apurado durante a investigação, as empresas contratadas não tinham capacidade operacional para prestar os serviços indicados.

Além disso, foram encontradas diversas semelhanças e afinidades entre os contratados, o que indica a existência de um verdadeiro cartel, cujo objetivo era subtrair recursos públicos através de licitações fraudulentas, inclusive simuladas. Alguns dos sócios dessas empresas, aliás, já haviam sido presos por práticas semelhantes durante a Operação Província II, conduzida pelo Ministério Público do Ceará e pela Polícia Federal em 2011.

De acordo com o GAECO, Carlos Kenede comandou, arquitetou e executou diversas condutas criminosas, em benefício próprio e de terceiros.

“Carlinhos” é sócio-proprietário da empresa Vicosel Construções e Serviços, com endereço em Tianguá (CE). Os depoimentos colhidos indicam que ele tinha proximidade com o atual Prefeito de Cocal desde o ano de 2013. Dali, traçaram uma relação de amizade que teria resultado em “facilitações administrativas”.

Fonte: Com informações da PMTedação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: