Justiça do Piauí julga mais de 300 processos na Semana da Conciliação

julga TJ processos mutirão


 A Justiça Federal do Piauí realiza, de 28 de novembro a 02 de dezembro, mutirão de conciliação de processos da Caixa Econômica Federal. A atividade faz parte da Semana Nacional de Conciliação e acontecerá na sede do Centro Nacional de Cultura da Justiça (Cenajus), situado à Praça da Bandeira, a partir das 9h desta segunda-feira (28).

O mutirão de conciliação da Seção Judiciária do Piauí julgará 313 processos em ações de contratos comerciais (empréstimos, financiamentos etc.) que tramitam em diversas Varas Federais do Piauí; execuções fiscais em tramitação na 4ª Vara Federal do Estado; e de danos morais e materiais que tramitam nos Juizados Especiais Federais (JEF).

"O mutirão de conciliação permite a resolução célere de demandas judiciais que poderiam se estender por muito tempo. Além disso, a conciliação permite que as partes negociem e cheguem a um termo que contemple os dois lados da questão. O juiz atua como mediador do diálogo e o acordo é a celebração da civilidade entre as partes", declara a juíza federal Marina Cavalcanti, coordenadora do Núcleo de Conciliação do Piauí.

Foram selecionados para o mutirão de conciliação da Justiça Federal do Piauí processos com alta probabilidade de conciliação e a Caixa Econômica Federal se comprometeu a oferecer propostas de acordo bastante interessantes para as outras partes.

"É importante que as pessoas participem do mutirão de conciliação, compareçam às audiências. Certamente,a pessoa que ingressa com uma ação judicial deseja ver seu pleito solucionado rapidamente. E é essa a função da conciliação: articular diálogos, estabelecer acordos e promover a satisfação de ambas as partes", completou a juíza federal Marina Cavalcanti.

Conciliação em Picos

A Subseção Judiciária de Picos também participará da Semana Nacional de Conciliação, com audiências coordenadas pelo juiz federal Rafael Leite Paulo. Os processos do mutirão da Subseção de Picos foram selecionados com base na viabilidade documental e na possibilidade de conciliação.

Além do juiz coordenador, a equipe do mutirão da Subseção Judiciária Federal de Picos será composta por mais três conciliadores, que realizarão as audiências do dia 28 de novembro a 02 de dezembro. Estão em pauta 150 processos previdenciários referentes ao ano de 2010. A estimativa é que aconteçam em média 30 audiências por dia.

A Subseção Judiciária de Picos atende a 45 municípios que possuem uma demanda crescente de processos.

Fonte: TJ

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: