Geral

Justiça determina suspensão do Facebook por 24 horas no Brasil

A decisão foi tomada após a rede social ter ignorado uma ordem judicial para remover um perfil que estava atacando um candidato à prefeitura de Joinville

Segunda - 10/10/2016 às 15:10



Foto: Reprodução Através de sua assessoria de comunicação no Brasil, o Facebook informou que atendeu a determinação judicial
Através de sua assessoria de comunicação no Brasil, o Facebook informou que atendeu a determinação judicial

O juiz eleitoral de Santa Catarina, Renato Roberge, determinou que a rede social Facebook fosse suspensa por 24 horas em todo Brasil. A decisão foi tomada na última quarta-feira (5), após um usuário da rede se recusar a remover o perfil falso que foi usado para atacar um candidato à prefeitura do município de Joinville (SC).

Além de solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a suspensão da plataforma eletrônica, o juiz pediu ainda que os usuários do Facebook fossem avisados que a retirada da página se deve à “desobediência da legislação eleitoral”. A Justiça também determina que o Facebook  revele o IP do administrador do perfil responsável pelos ataques.

Os advogados do candidato Udo Döhler (PMDB) fizeram uma representação no último dia 5, pedindo a remoção do perfil “Hudo Caduco”, uma página de autoria anônima que postava montagens de fotos com o rosto de Döhler desfigurado, além de postagens de teor ofensivo. 

O ofício de oito páginas, foi publicado no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. No documento,o juiz Renato Roberge reconhece a irregularidade do perfil por atuar com “cunho politiqueiro, com nítido propósito de desmerecimento do candidato”.

Por meio de sua assessoria de comunicação no Brasil, o Facebook informou que atendeu a determinação judicial, tirando do ar o perfil do personagem. No entanto, garantiu que a empresa não faria nenhum comunicado oficial sobre a suspensão por 24 horas. Até o início da noite de ontem, a plataforma eletrônica operava normalmente.

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: