Juíza impugna pesquisa Ibope para prefeito de Teresina por suspeita de irregularidades

Dr. Pessoa (PSD) pediu a suspensão das pesquisas realizadas pelo Ibope por considerar que a mostra está em desacordo com o que prevê o TSE


Dr. Pessoa  no plenário da Assembleia Legislativa

Dr. Pessoa no plenário da Assembleia Legislativa Foto: Paulo Pincel

A juíza da 1ª zona eleitoral de Teresina, Drª. Zilneia Gomes, emitiu parecer impugnando e suspendendo a divulgação da pesquisa Ibope para os candidatos à prefeitura de Teresina realizada entre 08 e 11 de setembro de 2016, e registrada no TRE sob o número PI-05272/2016.

A decisão da juíza, bem como o que motivou a ação pela coligação “Mudar Pensando em Você” (PSD/PR/PHS), seria o não cumprimento do percentual das mostras de pesquisa, em desacordo com o que prevê o Tribunal Superior Eleitoral. O advogado de Dr. Pessoa, Rodrigo Castelo Branco, afirma que as irregularidades da pesquisa motivaram a ação.

“Nós percebemos que tinha uma dissonância entre os padrões utilizados nas pesquisas eleitorais de acordo com o adotado no TSE. A gente fez uma análise e as últimas pesquisas divulgadas, o padrão não seguia a referências, por exemplo, no percentual por faixa etária”.

Ainda de acordo com o advogado, a perícia foi feita por um técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A liminar emitida pela juíza suspende a divulgação das duas últimas pesquisas feitas pelo Ibope. Além disso, a coligação abriu hoje (26) um pedido de suspensão da próxima pesquisa Ibope, que deve ser divulgado na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro.

 “Entramos com o pedido hoje e estamos aguardando até às 19h, quando vai ser dado a decisão sobre a pesquisa que deve ser divulgada no dia 30.  O parecer talvez seja favorável porque não está seguindo o recomendado pelo TSE”, afirma o advogado.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: