Geral

Juiz acionará PF para investigar ameaças a testemunhas em processo con

Helder PF apura assedio moral 180graus Helder Eugenio

Quarta - 17/02/2016 às 07:02



Foto: reprodução Jessyca Lages de Carvalho Castro também acusa Hélder de vários crimes
Jessyca Lages de Carvalho Castro também acusa Hélder de vários crimes
Um dos processos trabalhistas contra o grupo empresarial que controla o portal de notícias 180 Graus, de Teresina, pode acabar na Polícia Federal e complicar o empresário Hélder Eugênio, um dos donos da empresa.

Em um desses processos, além de crimes como assédio moral e assédio sexual, Jessyca Lages de Carvalho Castro também acusa Hélder de ameaçar e coagir testemunhas, um crime previsto em lei e que pode acabar em prisão.

Jéssyca Lages é parte num desses processos contra o grupo de Hélder Eugênio, o principal deles ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho - MTB, em novembro do ano passado, depois de muitas denúncias e uma ampla investigação comandada por procuradores do MPT.

Em despacho assinado dia 4 deste mês, o juiz da 4ª Vara do Trabalho de Teresina, Adriano Caraveiro Neves, adverte as partes envolvidas no processo de que ameaça é crime e que caso sejam confirmadas as acusações de Jéssyca ele pedirá à Polícia Federal que abrar investigação criminal para apurar o caso, “sem prejuizo de considerar a litigância de má-fé na seara trabalhista”, diz o juiz.


Histórico

Após investigação, em que o Ministério Público do Trabalho colheu mais de 20 depoimentos de ex-empregados do 180 Graus e outras empresas do grupo, a procuradora do Trabalho, Jeane Araújo, ajuizou a ação, que foi distribuída para a 1ª Vara do Trabalho de Teresina, onde ainda tramita.

O processo de número 0002269-41.2015.5.22.0004, foi aberto contra o 180 Graus em 20 de novembro do ano passado. Nele, a jovem Jéssyca Lages acusa um dos donos da empresa, Hélder Eugênio, da prática de várias crimes, como assédio moral, assédio sexual, exploração de mão-de-obra e chantagem contra políticos e empresários.

No processo, os advogados de Hélder Eugênio rebatem todas as acusações e alegam que ele está sendo vítima de perseguição pelo fato do protal 180 Graus, segundo eles, ser o maior do Piauí e por ter uma linha editoral independente. O próprio empresário se considera perseguido por seu “sucesso”. E declara isso com quem concersa sem demonstrar mágoa.

A última audiência sobre o caso na Justiça do Trabalho ocorreu dia 4 deste mês. O 180 Graus enviou um preposto de Hélder. Nela, conforme a ata, pelo menos três decisões do juiz foram favoráveis à autora da ação na Justiça do Trabalho.

A próxima audiência para outiva das testemunhas está marcada para o dia 07 de abril de 2016, às 8 horas. Logo após o processo deverá entrar em fase de conclusão. A decisão final do juiz Adriano Craveiro sobre o caso deverá ocorrer ainda neste semestre.

Fonte: Justiça do Trabalho

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: