Especiais

Jovem luta contra leucemia e amigos fazem campanha para ajudar no tratamento

Ana Rita enfrenta a doença pela segunda vez

Quinta - 06/04/2017 às 14:04



Foto: Arquivo pessoal Ana Rita
Ana Rita

A adolescente Ana Rita da Silva Gomes, de 17 anos, que enfrenta a leucemia pela segunda vez, não está sozinha nesta luta.  Para vencer mais esta batalha, amigos da jovem iniciaram uma campanha na rede social facebook intitulada Ajude Ana Rita.

Ana Rita teve leucemia aos 11 anos e após vários tratamentos, ela conseguiu se manter estável. Depois de seis anos, no segundo semestre de 2016, a doença retornou de forma mais agressiva.

“Quando começamos a campanha, só com poucos amigos no final do ano, era mais para reconstruir a casa que está em péssimo estado e ela, devido a isto, não pode ficar lá. Meu marido fez o projeto e fizemos camisetas para vender, com isso recebemos algumas doações. ”, diz a professora-doutora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Ana Regina Rêgo, idealizadora da campanha.

A família de Ana Rita é bastante humilde. Ela mora em Timon, cidade vizinha no Maranhão, apenas com a mãe, dona Adonileide, que está desempregada. A casa não possui estrutura adequada, as paredes estão rachadas, móveis antigos e desgastados. Além disso, a jovem não tem sequer uma cama.

Ana Rita está fazendo tratamento em um hospital de Teresina e durante os dias de alta hospeda-se na casa de amigos, já que não pode voltar para o seu lar em Timon. Os amigos de Ana já estão reconstruindo a casa com o auxílio das doações alcançadas por meio da campanha.

A única maneira de continuar o tratamento é através da ajuda de pessoas que se sensibilizarem com a história de Ana Rita, pois a família não tem como garantir um ambiente de conforto na casa onde mora e muito menos custear as despesas com o tratamento.

Ana RitaHematomas surgem após vários dias internada 

De acordo com Ana Regina Rego, a doença está evoluindo rapidamente e a jovem está fazendo testes para o transplante de medula óssea, sendo que este procedimento é o último recurso para a cura da doença.

“Ela agora já está sem cabelos e está com o rosto bem inchado. Estamos tentando removê-la para o hospital de Barretos, no interior de São Paulo, e se for confirmado o teste para o transplante, precisaremos também mobilizar as pessoas para essa parte", disse a professora.

Ana Rita diz que costuma desenhar para aliviar momentos de aflição e que faz cartas para estabelecer um diálogo com Deus.

Desenho feito por Ana RitaPintura feita por Ana Rita/Foto;Arquivo Pessoal

Para ajudar basta depositar qualquer valor na seguinte conta bancária:

Banco do Brasil
Agência: 56057
Conta Poupança: 18346-6
CPF: 712.658.483-00

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: