Educação

Jovem de Futuro realiza oficina na Escola Lucídio Portela

Ceca de 40 estudantes participaram do evento.

Sexta - 09/12/2016 às 17:12



Foto: Reprodução Jovem de Futuro
Jovem de Futuro

Com o objetivo de envolver a participação juvenil na gestão escolar e ampliar o diálogo com os jovens, foi realizada, na última quarta-feira (07), na Unidade Escolar Lucídio Portela a "Oficina de versos e rimas". Cerca de 40 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, que fazem parte da metodologia Jovem de Futuro, participaram do encontro.

De acordo com a diretora da unidade, Maria do Socorro Ferreira, o evento foi ministrado por 16 alunos das oito escolas da 21ª GRE, que tem a metodologia Jovem de Futuro. "Os alunos que ministraram a oficina são os mesmo que participaram, no mês de outubro no Hotel Blue Tree, do 1º Diálogo sobre Gestão para Juventude. Tudo que eles aprenderam agora estão repassando para os nossos outros estudantes", explica a diretora.

As atividades foram realizadas no período da tarde e os alunos mediadores estimularam os jovens da escola Lúcidio Portela a se expressarem por meio de atividades envolvendo desenho e escrita. Na oportunidade, os facilitadores falaram dos desafios no ambiente escolar, além de incentivarem os estudantes a entenderem sua corresponsabilidade na gestão de suas escolas.

Parte das atividades foi desenvolver desenhos para garantir que os jovens pudessem ilustrar os sentimentos e expectativas em relação ao ambiente escolar e à gestão da mesma. Por meio de versos, rimas e fanzines, voltados para facilitar a expressão dos jovens, as produções dos alunos refletiram o que pensam da escola, os problemas e dificuldades enfrentados no ambiente escolar e como eles podem ser implicados na sua gestão e quais as sugestões de melhoria.

"Foi incrível a participação dos nossos alunos. Percebemos o quanto eles ficaram a vontade na produção das atividades. Anotamos todas as sugestões e reivindicações que fizeram. Nosso objetivo é caminharmos juntos, queremos uma escola onde todos possam se expressar e não tenho a menor dúvida que a ferramenta de Gestão Jovem de Futuro veio para ficar, está fazendo toda a diferença na nossa escola", finaliza a diretora Socorro.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: