Olhe Direito!

Olhe Direito!

Jornada debate desafios para inclusão de pessoas com autismo no Piauí

Segunda - 11/04/2016 às 00:04



Na manhã desse sábado (9), profissionais do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participaram da VIII Jornada de Autismo do Piauí, que acontece no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty. Com o tema "Autismo e inclusão: acolhendo as diferenças com práticas dialogadas", a VIII Jornada de Autismo do Piauí foi uma realização da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA).



A gerente de Reabilitação Intelectual, Maria Andréia Marques, falou sobre o trabalho do Ceir na inclusão de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e ressaltou a importância do diálogo entre a equipe de saúde e a família do paciente.



“A nossa proposta é desenvolver a cognição, a linguagem e a sociabilidade a partir de um projeto terapêutico único e dinâmico. As propostas terapêuticas não devem permanecer apenas no momento da terapia. A família é responsável por ampliar esse espaço de desenvolvimento para outros ambientes. Para que isso aconteça, ela precisa estar envolvida nas avaliações e durante o processo das atividades terapêuticas”, explica.


A Musicoterapia com o Autismo foi o tema abordado pela musicoterapeuta do Ceir, Nydia Monteiro, em sua palestra também proferida nesse sábado (9). “O processamento cerebral do autista em relação à música e o que se tem de mais recente na neurociência e musicoterapia associada a este paciente são os principais assuntos abordados durante minha participação na jornada”, afirma.


O Ceir investe na especialização de seus profissionais viabilizando a participação em eventos importantes como a Jornada de Autismo do Piauí. Este ano, 18 colaboradores participam da jornada. Os atendimentos a pessoas com deficiência intelectual ou Transtorno de Espectro Autista (TEA) são realizados há um ano no Centro.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: