Educação

Jogos Escolares Piauienses serão lançados no próximo dia 19

Inicialmente, os gestores fizeram uma avaliação dos jogos escolares de 2017 e logo em seguida a apresentação do JEPEPs 2018

Quinta - 12/04/2018 às 14:04



Foto: Governo do Estado do Piauí Jogos Escolares Piauienses
Jogos Escolares Piauienses

A edição 2018 dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEPs) vai ser lançada no dia 19 deste mês. Hoje (11), técnicos de Educação Física das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) de todo o Piauí reuniram-se para definir o calendário dos jogos. Jucimara Lopes, técnica de Educação Física da 19ª GRE, veio de São Raimundo Nonato, sul do Piauí, para participar da reunião. Por lá, é alta a expectativa pelo início dos JEPEPs. "Os alunos adoram os jogos e estão se preparando para isso. A participação é muito grande", garantiu a professora.

Inicialmente, os gestores fizeram uma avaliação dos jogos escolares de 2017 e logo em seguida a apresentação do JEPEPs 2018. A cartilha deste ano, que funciona como um documento que orienta os envolvidos nos jogos, também foi revisada. "Nós apresentamos hoje para os técnicos de Educação Física das 21 GRES a cartilha, que é um documento muito importante que norteia várias etapas do processo", reitera o professor Moacir Moreira, técnico de Educação Física da Gerência do Ensino Médio e presidente da Comissão dos Jogos Escolares.

Com o documento entregue a cada gerência, será possível unificar todo o processo dos jogos escolares. Raimundo Oliveira, técnico de Educação Física da 19ª GRE, localizada no Bairro Bela Vista II, se prepara para passar as orientações às escolas da Regional que é responsável. "Vamos receber as diretrizes de como proceder em cada GRE e, a partir daí, vamos convocar todos os professores e coordenadores das escolas, passar o edital para eles e determinar prazo para que seja feito o processo de inscrição", informa o professor.

Ao total, são quatro modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol, basquete) e nove modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica desportiva, judô, xadrez, natação, tênis de mesa e luta olímpica). Nos meses de abril e maio, os alunos participam dos torneios interclasse que serão realizados em cada escola. Até o dia 10 de junho, os times das escolas de cada GRE classificada disputam a segunda etapa dos JEPEPs. Os vencedores disputarão os Jogos Escolares Piauienses, realizados pela Fundespi. Os campeões de cada modalidade representarão o Piauí na primeira seletiva nacional da Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de setembro em Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

Neste ano, a grande novidade é a promoção do projeto da Seduc, Queremos Paz, já desenvolvido em parceria com o Ministério Público com o objetivo de resolver conflitos escolares. 

"Nós vamos trabalhar na perspectiva não só de fazer a competição, mas de que os jogos permitam aprendizagem por parte dos alunos e uma interação na escola, envolvendo gestão escolar, comunidade, pais e professores. Para isso, vamos explorar mais o projeto Queremos Paz. Nós estamos pegando por base o indicativo da educação hoje no estado, que é o projeto Pacto Pela Aprendizagem, que aborda sete pilares cruciais para o bom andamento do ensino, um deles é o clima escolar. E o Queremos paz trabalha com o clima escolar no sentido de resolver os conflitos escolares. Nosso objetivo esse ano é que, durante os jogos escolares, os estudantes, professores, comunidade trabalhem temas abordados no projeto dentro dos jogos", explica o professor Clebe Sousa, gerente de Ensino Médio da Seduc.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: