Jatobá do Piauí pede ajuda à Embrapa para lidar com problema na safra

Jatobá-PI melancia praga Embrapa


Pnatio de melancia: quilo da fruta está custando R$ 0,50 na Ceapi

Pnatio de melancia: quilo da fruta está custando R$ 0,50 na Ceapi Foto: Reprodução

Conhecido como a “capital da melancia” o município de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) ganhou notoriedade em nível estadual e nacional com a produção de melancia de ótima qualidade. A troca da lavoura de milho, feijão e arroz pela plantação de melancia colocou o município no trilho do desenvolvimento. Segundo o Emater, até 2010 eram mais de 400 hectares plantados no município, com um rendimento de 25 mil quilos por hectare. A situação hoje mudou.



Nos últimos anos a produção vem caindo por dois motivos: a falta de chuva no momento certo e uma praga que ataca a rama da melancia, impedido o fruto de se desenvolver. Os produtores chamam a doença de rabo de raposa, mas técnicos do município, do Emater e até de uma empresa de agrotóxicos já tentaram descobrir uma forma de eliminar a doença, sem sucesso.



O prefeito do município enviou oficio ao Chefe Geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite solicitando parceria do órgão, para que um pesquisador da área de fitossanidade realize um diagnóstico da situação dos cultivos no município e posterior apresentação dos resultados.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: