Ciência & Tecnologia

Japão lança satélite que vai melhorar serviços de GPS

O Governo japonês planeja utilizar estes satélites para estabelecer uma rede que garanta as comunicações quando as redes tradicionais deixarem de funcionar
Fonte: Sputnik | Editor: Redação 10/10/2017 13:32
Japão lança satélite Japão lança satéliteFoto: Sputnik Brasil

O Japão lançou nesta terça-feira (10) com êxito, o quarto e último satélite da sua rede de localização terrestre, para melhorar os atuais serviços de GPS e criar um sistema de comunicações em caso de desastre natural.

De acordo com o portal Sapo, a Agência Aeroespacial do Japão (JAXA) e a empresa Mitsubishi Heavy Industries lançaram o satélite de comunicações Michibiki 4 a bordo de um foguetão nipónico H-IIA, a partir do centro espacial da ilha de Tanegashima, situada na prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do país, às 7h01.

O lançamento e o voo do veículo espacial ocorreu "conforme planejado", tal como sucedeu com a separação do satélite, "confirmada aproximadamente 28 minutos e 20 segundos depois do lançamento", informou a JAXA num comunicado.

O Governo japonês planeja, além disso, utilizar estes satélites para estabelecer uma rede que garanta as comunicações quando as redes tradicionais deixarem de funcionar devido a um desastre natural.

O Japão tem previsto lançar mais três satélites até 2023, os quais irão complementar os quatro da sua rede de posicionamento para o estabelecimento deste sistema de emergência.

Comentários