Isaquias Queiroz voa, vence fácil e vai para a final da canoagem

Anunciado como lenda da canoagem


Isaquias Queiroz

Isaquias Queiroz Foto: Veja

Aos 22 anos, Isaquias Queiroz é anunciado como "lenda da canoagem" pelo locutor do evento do Estádio da Lagoa. Bicampeão mundial, ele ainda quer colocar no currículo a medalha olímpica para efetivamente entrar nesse rol. Mas, já na eliminatória do C1 1000m masculino, na manhã desta segunda-feira, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o competidor fez jus ao título dado pelo animado apresentador e ganhou com tranquilidade a segunda bateria da prova mais longa da modalidade nos Jogos. Com o tempo de 3m59s615, ele ficou à frente de Martin Fuksa, da República Tcheca e, por conta de uma mudança de última hora no regulamento antes do início das disputas, já está classificado para a final, que será realizada nesta terça-feira.

- Logo que entrei na água para o aquecimento vi a minha mãe chegando aqui. Já me deu um incentivo a mais, ela e meu irmão foram os primeiros a chegar. Com os brasileiros gritando na arquibancada é sensacional, é muita energia. A estreia foi muito boa, poder começar com uma vitória, mas nada está garantido ainda. O tcheco que veio na minha eliminatória é muito forte, mas acredito que na final dá para ir mais forte na disputa com o campeão olímpico, o (Sebastian) Brendel, que é o cara a ser batido nessa Olimpíada. Foi muito boa a prova, mas espero ser melhor na final - disse Isaquias logo após a prova e a classificação.

O alemão Sebastian Brendel, principal rival de Isaquias e atual campeão olímpico, ficou em primeiro lugar na primeira bateria do dia, com o tempo de 3m58s044, e também está garantido direto na final. Ao lado dele e de Isaquias também passou direto à final Sherghei Tarnovschi, da Moldávia, com o tempo de 4m05s193, que competiu na bateria 3.

De acordo com informações obtidas pelo GloboEsporte.com, dois atletas se retiraram das provas do C1 1000m na manhã desta segunda-feira. Assim, a organização da canoagem velocidade decidiu por classificar os vencedores de cada uma das três baterias, enquanto os demais disputam as semifinais às 10h30 (de Brasília) desta segunda-feira, na briga pelas outras cinco vagas na decisão de terça. 

Ainda segundo fontes do GloboEsporte.com, Isaquias entraria com outra estratégia caso ainda tivesse de passar por uma outra fase para chegar à decisão. Ele não teria entrado com ritmo tão forte, pois se cansaria para a semi. Quando a comissão técnica liderada pelo espanhol Jesús Morlán soube da mudança no regulamento, colocou o baiano para dar seu máximo e tentar a classificação em primeiro, o que, no fim das contas, deu certo.

ANA PAULA VERGUTZ VAI À SEMIFINAL

Também na manhã desta segunda-feira, o Brasil garantiu vaga na semifinal do K1 200m feminino. Ana Paula Vergutz, do Paraná, ficou em sexto lugar em sua bateria após marcar o tempo de 44s239. A vitória na prova foi da francesa Sarah Guoyt, com 40s317.

Agora, ela volta para a água às 11h, e compete logo na primeira das três semifinais.

Trata-se da única representante feminina do Brasil na canoagem velocidade. A loira ficou conhecida nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, quando se tornou a primeira mulher do país a subir ao pódio da competição ao garantir o bronze na disputa do K1 500m. Nos Jogos Olímpicos, ela vai participar de duas provas, o K1 500m e o K1 200m.

Fonte: globoesporte.com

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: